Facebook lança Lite, versão super leve do app para aparelhos mais antigos

Publicado em segunda-feira, Janeiro 26, 2015 ·

facebookFacebook está testando uma versão simplificada da rede social, o Facebook Lite. Desenvolvida para smartphones de entrada com Android ou com desempenho mais acessível, a versão móvel mais ‘leve’ promete atender os aparelhos de mercados emergentes, e aplica um funcionamento menos exigente do que o app tradicional.

Parece que Mark Zuckerberg, fundador da rede social, está mesmo disposto a investir em novos aplicativos e transformar o Facebook em um app mais amplo. Primeiro foi o Groups, lançado no final do ano passado para organizar os grupos pessoais, agora é a vez do Facebook Lite, que ainda está em testes. A ideia é expandir o uso do software para usuários de aparelhos mais antigos ou com desempenho mais fraco, mas pelo jeito o Brasil vai ficar de fora dessa lista, pelo menos por enquanto.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

O recurso começou a ser testado em países da África e Ásia como Bangladesh, Nepal, Nigéria, África do Sul, Sudão, Sri-Lanka e Vietnã, nesta última semana. Tudo aconteceu de maneira bem discreta, sem anúncios oficiais. A nova versão apresenta um design mais simples, mas parece incluir as principais funções disponibilizadas pelo aplicativo “completo” do Facebook, como a opção de curtir, comentar, compartilhar, além de trazer um menu oculto com outras funções.

A construção do app é básica e bem simples, eliminando os extras, e utilizando uma APK com cerca de 252 KB, em vez dos pesados 27 MB que o app tradicional pode alcançar. Além disso ele é baseado em Snaptu, mas inclui notificações no estilo “push” e integração com a câmera, para a postagem de fotos.

Esses fatores fazem bastante diferença, principalmente nos smartphones de entrada, mais antigos ou que utilizem uma velocidade de Internet mais lenta, por exemplo. Dessa forma, o app fica acessível para mais usuários, sem depender da potência do dispositivo. Sobre a chegada do Facebook Lite no Brasil, a novidade não deve integrar tão cedo os smarts nacionais.

 

Techtudo

Comentários

Tags : , , , , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627