Exame de fundo de olho consegue detectar diversos tipos de doenças

Publicado em sexta-feira, outubro 10, 2014 ·

olhosA visão é fundamental para o dia a dia, mas muita gente não se dá conta disso e não cuida dela como deveria. No Bem Estar desta quinta-feira (9), os oftalmologistas Samir Bechara e Emerson Castro alertaram para a importância dos cuidados com os olhos ao longo da vida, para prevenir doenças e até mesmo a cegueira.

Segundo o oftalmologista Emerson Castro, existe um exame simples e extremamente importante – o exame de fundo de olho – que consegue detectar precocemente diversos tipos de doenças.

Além de problemas oculares, como glaucoma ou tumores na retina, ele também pode diagnosticar doenças sistêmicas, como diabetes e pressão alta, ou ainda problemas como sífilis, lúpus, citomegalovírus e até a presença de parasitas no corpo.

Sobre o glaucoma, os médicos ressaltam que uma das causas é o uso errado de colírios. Muita gente recorre à automedicação sem saber dos riscos – tem gente que usa restos de um produto que foi prescrito para tratar um problema específico ou simplesmente vai à farmácia e compra o colírio que um médico receitou uma vez achando que vai resolver de novo o problema. Isso oferece um risco enorme para a saúde da visão e por isso, a dica é usar sempre o colírio com indicação e orientação médica, a não ser pelo de lágrima artificial.

Os oftalmologistas falaram ainda sobre outro problema que pode atingir a visão: a degeneração macular relacionada à idade, uma lesão na região central da retina, onde a pessoa tem a maior resolução visual. A doença é uma das causas mais frequentes de perda de visão nos idosos e pode ser causada pelo excesso de fumo, álcool, gordura e exposição aos raios solares. Apesar de ser irreversível, a degeneração tem tratamento e é possível evitar uma perda maior da visão. Além disso, existem também recursos tecnológicos que melhoram muito a qualidade de vida do paciente, como mostrou a reportagem da Daiana Garbin (veja no vídeo abaixo).

 

 

 

G1

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627