PT PARAÍBA – E AGORA PT?
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, não consegue virar a página da caça às bruxas dentro do PT. Mesmo após a saída dos petistas históricos Carlos Alberto Francisco Linhares e Cida Henriques das hostes partidárias e o afastamento de Marenilson Batista da pasta da agricultura estadual, os porta-vozes de Cartaxo continuam com a mesma latumia.
As lamúrias de vários diretorianos na reunião esta semana com Rui Falcão, presidente nacional do PT, a cólera e o ódio destilados contra o deputado federal Luiz Couto apenas reforçam a convicção de que a participação de petistas no governo desenvolvimentista de Ricardo Coutinho era um falso problema, um biombo criado por Cartaxo para esconder o fato de que o PT da Paraíba não tem política para a campanha da presidenta Dilma Rousseff neste estado.
Os companheiros Carlos Alberto, Francisco Linhares e Cida Henriques surpreenderam a todos porque não só se afastaram do PT, como colocaram os cargos à disposição do governador Ricardo Coutinho, num gesto de cabal desprendimento. Porque o apoio ao governo de Ricardo Coutinho não é pelos cargos, mas pelo projeto progressista que o governador lidera na Paraíba.
Mas, o desfecho desse falso problema trouxe outra surpresa: Os companheiros Carlos Alberto, Francisco Linhares e Cida Henrique apontaram o caminho para os paraibanos e paraibanas que queiram que nas eleições de 2014 o Brasil e a Paraíba sigam em frente: a organização dos comitês Dilma e Ricardo. – Xeque-mate!
O PT da Paraíba, no rumo dado por Luciano Cartaxo, vai ficar chupando o dedo. A pré-candidata Nadja Paletot, imposta por Cartaxo a uma maioria dócil dentro do partido, em que pese não ser uma pessoa desqualificada, não passa de um balão de ensaio, de um factoide para esconder o oco político no Partido dos Trabalhadores. Se vier a ser a candidata, não será mais do que mera “laranja” dos adversários de Ricardo Coutinho. – Ao assumir esses papeis a Dra. Nadja se subtraiu.
A prioridade de Luciano Cartaxo não é a candidatura de Dilma Rousseff, mas a eleição do seu irmão gêmeo Lucélio Cartaxo para deputado federal, ou seja, um antiquado projeto político de base familiar. Pior, num jogo de soma zero para o PT e para o próximo governo Dilma, já que Cartaxo quer derrotar Luiz Couto o único deputado federal do PT para eleger o seu irmão Lucélio. – E pensar que dentro do PT da Paraíba, outrora a mais progressista força política do Estado, muita gente se submete a um propósito provinciano como este da família Cartaxo.
Mas para a Paraíba uma porta está se abrindo de maneira informal e espontânea, sem partido e sem governos: os comitês Dilma e Ricardo.
Zizo Mamede, ex-prefeito de Serra Branca (PT-PB)
Comentários