Esta semana acontece, em Guarabira, a I Jornada de Direitos Humanos do Agreste Paraibano

Publicado em sábado, Maio 21, 2011 ·

CARTAZ JORNADA DE DIREITOS HUMANOSO Centro Acadêmico de Direito (CADI), em parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDHA-PB), irá promever nos dias 24 e 25 deste mês (tarde e noite), no auditório da UEPB-Guarabira, a 1 Jornada de Direitos Humanos do Agreste Paraibano.

Na oportunidade serão discutidos  e debatidos vários temas referentes aos DDHH como por exemplo: Direitos Humanos e meio ambiente; Direitos Humanos e Cultura; Direitos Humanos e a cultura afro-brasileira; Direito e educação; eLei de Anistia.

Lembrando aos amigos da importância de contruírmos um currículo vasto e diversificado ao longo de nosso curso.

Taxa de Inscrição: 10 reais + 1kg de alimento não perecível
Certificado de 15 horas aula.

Programação

Dia 24 de maio

13:30 Palestra

Direitos Humanos e Meio Ambiente

Prof. Belarmino Mariano Neto.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande e pela Universidade Federal da Paraíba. Professor titular da Universidade Estadual da Paraíba. Líder do (TERRAPURA) Grupo de Pesquisas Urbanas, Rurais e Ambientais da UEPB/CNPq; Diretor do Centro de Humanidades da UEPB.

Profa. Luciana Nascimento.

Mestra em Educação Popular pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Professora da Universidade Estadual da Paraíba e coordenadora adjunta do curso de Pedagogia. Professora do Centro Universitário de João Pessoa, ligada ao Departamento de Ciências Jurídicas, curso de Direito.

Carlos Marcone de Sousa Luna.

Presidente da Associação de Proteção Animal Amigo Bicho – APAAB, e Presidente da Associação SOS Rio Cuiá.

15:00 Mesa Redonda

Direitos Humanos e Cultura

Chico César.

Secretário de Cultura do Estado da Paraíba.

Profa. Cezilene Morais.

Mestranda em Relações Internacionais pela UEPB. Certificada para atuar como Juíza Conciliadora, Mediadora ou Árbitra em conflitos no âmbito da Justiça Privada. Atualmente é Advogada, Professora das disciplinas Direito Internacional Público e Direito Internacional Privado da Universidade Estadual da Paraíba.

Hipólito de Sousa Lucena

Mestrando em Ciências da Sociedade e em Desenvolvimento Regional. Foi Professor dos Cursos de Arte e Mídia e Pedagogia na UFCG. Coordenador de Arte e Cultura da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (2007 a 2009).

19:30 Mesa Redonda

Lei da Anistia e Teoria da Norma Penal: passado, presente e futuro

Abertura: Espetáculo Direito, Música e Poesia com  Bebé, Bóbio e Zé (Os três da Resistência)

Dr. Virginius Lianza.

Advogado, professor, especialista  e mestrando em Direito pela UFPB, Conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Prof. Luciano Nascimento.

Professor Convidado da UEPB – DCJ. Professor associado do Centro di Studi sul Rischio dalla Facoltà di Giurisprudenza (Dipartamento di Studi Giuridici) dell’Università del Salento, Lecce, Itália;  Doutor em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Investigador científico convidado no Max Planck Institut für ausländisches und internationales Strafrecht – Departments of Criminal Law and Criminology – Freiburg in Breisgau – Baden Wüttemberg, Deutschland (Alemanha).

Dia 25

14:00 Mesa Redonda

Direitos Humanos e Educação

Prof. Rodrigo Costa Ferreira

Mestre em Lógica pela UFPB. Doutorando pela UFPB-UFRN-UFPE. Professor substituto na UEPB.

Prof. Luciana Calissi.

Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba. Desenvolve diversas atividades na formação continuada de professores com os temas Curriculo e Diversidade Cultural, e participa de projetos sobre Diversidade e Direitos Humanos.

Prof. Henrique Toscano.

Mestrando em Relações Internacionais pela UEPB – Campus V. Possui graduação em Bacharelado em Ciências Jurídicas – UEPB Campus III , Guarabira (2010).. Professor substituto do Curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba- Campus III , membro do CREAS ( Centro de Referência Especializado de Assistência Social )

19:30 Mesa Redonda

Direitos Humanos em Preto e Branco: Um olhar sobre a Cultura Afrobrasileira

Abertura: Grupo Afro Juventude (sapé)

Profa. Ivonildes da Silva Fonseca

Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba -UFPB (1995). Atualmente é doutoranda no PPGS-UFPB e é professora titular na Universidade Estadual da Paraíba- Campus de Humanidades. É fundadora e voluntária do Instituto de Referencia Étnica -IRÊ, presta assessoria a Bamidelê – Organização de Mulheres Negras na Paraiba.

Prof. Waldeci Ferreira Chagas.

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Guarabira. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, cidade, história, cotidiano, religiões de matriz africana e educação étnico-racial.

Prof. Gilvan Freire.

Especialista em História. Professor do Departemanto de História e Geografia do Centro de Humanidades – UEPB. Supervisor do Centro de Referência em Direitos Humanos do Agreste da Paraíba.

Mãe Renilda de Odé (FICAB – INTERCAB)

Pai Carlos de Xangô (FICAB)

Pai Juca de Oxalá (ILE OMIORUM)


Mais informações pelos telefones: (83) 9974-1533 / (83) 8620-9040

Fonte: CRDH/UEPB-Guarabira
Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627