Espaço Cultural será fechado para reforma e forró vai ser ensinado nas escolas, diz Chico César

Publicado em segunda-feira, dezembro 26, 2011 ·

chico cézarO secretário de Cultura do Estado da Paraíba, Chico César, fez uma avaliação do que foi realizado em 2011 e os planos para 2012. Segundo o músico, o Espaço Cultural, em João Pessoa, será fechado para reforma e marcará a volta do Cine São José, em Campina Grande.

Chico César contou que será a primeira grande reforma do Espaço Cultural. “Será uma reforma profunda na estrutura, então terá de haver uma paralisação dentro o Espaço, mas vamos encontraremos um local para que as atividades não sejam interrompidas”, disse.

O secretário ainda declarou que 2012 será o Ano Cultural do Forró nas Escolas, semelhante aos ‘anos culturais’ realizados por Ricardo Coutinho (PSB) quando era prefeito de João Pessoa. “Naquela época tinha o ‘Ano Cultural de Fulano de Tal’, era José Lins do Rêgo, Zé Ramalho, Augusto dos Anjos, e os estudantes se debruçavam sobre esses autores. Agora, por sugestão nossa vamos levar isso para a rede estadual”, conta

Chico César explica que a edição de 2012 será um pouco diferente “Em vez de se debruçar sobre um autor, vamos nos debruçar sobre um estilo, algo que seja caro par aos paraibanos. Então, aproveitando o centenário de Luiz Gonzaga, para realizarmos o Ano Cultural do Forró, em que chamaremos atenção para os ‘nossos gonzagas’: Sivuka, Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda, etc.”, colocou.

“Associaremos isso com Fogueiras da Cultura que acontecerá nas 12 regiões, nos 12 meses, chamando atenção para essa linguagem. Já começaremos agora no dia 11, no Ponto de Cem Réis, com uma ação envolvendo vários forrozeiros de nome como Flávio José, As Bastianas, Beto Britto, para celebrar o forró e a Paraíba, mas não com apenas shows e eventos, mas também nas salas de aula, a discussão e o estudo em torno do forró”, concluiu.

Pedro Callado / Fernando Braz

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br