Outubro Rosa

Entenda a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Publicado em sexta-feira, outubro 2, 2020 ·

Mariane Teodoro, oncologista da Unimed João Pessoa, reforça o autoexame e os hábitos saudáveis para a prevenção da doença

Com o tema ‘Quanto antes, melhor!’, o Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama da Unimed João Pessoa, reforça a importância do diagnóstico precoce para permitir um tratamento menos agressivo e maiores chances de cura. Para a oncologista Mariane Teodoro Fernandes, especialista em câncer de mama e integrante da equipe da Unidade de Oncologia da Unimed JP, este ano, a campanha tem um significado ainda mais especiais. “Devido à pandemia da covid 19, tivemos uma diminuição de exames de rastreamento. Por isso, é tão importante lembrar a sociedade sobre a importância do exame, da prevenção e do tratamento correto”, alerta a médica.

Segundo ela, a adoção de hábitos saudáveis é a forma de prevenir e diminuir riscos. “Alimentação saudável e exercícios físicos são fundamentais, e também é importante a diminuição do consumo de álcool”, disse.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que em 2020 sejam descobertos mais de 66 mil novos casos de câncer de mama. O número de óbitos por esta doença deve ultrapassar os 17.500. As sociedades brasileiras de Oncologia e Mastologia recomendam que a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos de idade.

Autoexame – A maior parte dos casos de câncer de mama é descoberta pelas próprias mulheres, durante o autoexame. Por isso, todas devem conhecer o seu corpo para saber o que é e o que não é normal na sua mama.

É preciso lembrar que o autoexame é apenas a primeira precaução. A mulher deve ficar atenta também ao aparecimento de secreções e dores, além da consulta ginecológica anual.

O autoexame pode ser realizado em frente ao espelho, em pé ou deitada. Depois de fazer, caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, deve ser procurar um ginecologista. Ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia.

Confira alguns sinais e sintomas:

• Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
• Alterações no bico do peito (mamilo);
• Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
• Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

 

Assessoria

 

 

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627