Encontro de Jovens Nordestinos debate cultura de paz e justiça socioambiental

Publicado em sexta-feira, agosto 12, 2011 ·

JovensA partir desta sexta-feira (12), cerca de 300 jovens da região Nordeste do Brasil se reúnem em um encontro a favor da cultura de paz e pela justiça socioambiental. Trata-se do IV Encontro de Jovens Nordestinos pela Paz, promovido pelo Centro da Juventude para a Paz (Cejupaz), o qual é ligado aos Missionários Combonianos do Brasil. O Encontro, que segue até o domingo (14), será realizado na cidade de Timon, no estado do Maranhão.
De acordo com Padre José Brites, um dos coordenadores do Cejupaz, a proposta do Encontro é “que os jovens sejam protagonistas e assumam atividades dentro de suas comunidades”. Nesse sentido, o evento tem como objetivo o fortalecimento da consciência dos jovens a respeito da sustentabilidade do planeta, visando promover a justiça socioambiental na perspectiva da construção de uma cultura de paz.
A partir da organização juvenil, algumas ações já foram realizadas na região, como “a luta pelos direitos das comunidades maranhenses atingidas pela linha ferroviária da Companhia de Mineração Vale do Rio Doce”, a qual, segundo Pe. Brites, conta com a ação da Juventude pela Paz. Gincanas escolares sobre meio ambiente e oficinas sobre cultura de paz também são exemplos de ações promovidas pela juventude.
A programação terá início pela manhã com um debate sobre as realidades ambientais, no qual serão apresentados vídeos produzidos por jovens sobre a temática. Em seguida, serão apresentados instrumentos de luta com relação ao meio ambiente. “Vamos mostrar mecanismos jurídicos aplicados ao tema”, explica José Brites.
Ainda no primeiro dia, os jovens irão participar de oficinas sobre como elaborar projetos na linha socioambiental. “A ideia é que eles possam desenvolver ações a partir desse conhecimento”, afirma o coordenador. Ao final do dia, o Encontro ganhará as ruas de Timon em uma caminhada pelo meio ambiente e pela paz. Desse momento, além dos jovens nordestinos, participarão escolas e pastorais da cidade.
No dia 12, os participantes irão conhecer, por meio de apresentações, o trabalho de instituições ligadas à questão ambiental. Nessa oportunidade, haverá ainda uma apresentação sobre a II Conferência Nacional de Juventude, a ser realizada em dezembro de 2011, na capital federal Brasília. A Conferência, que lançará propostas de políticas públicas para a juventude, encontra-se nas etapas municipais e é aberta à participação todos jovens brasileiros.
Outro tema a ser debatido no Encontro será a Romaria da Terra e das Águas, a qual, este ano, será realizada na cidade de Açailândia, estado do Maranhão.Nos dias 10 e 11 de setembro, o povoado de Pequiá será palco de reflexões sobre o tema ”Terra, Água, Direitos: Resistir, defender, construir”. A localidade foi escolhida por lá se encontram instaladas siderúrgicas, que, segundo igreja e movimentos sociais, provocam graves impactos ambientais e sociais.
Ao final do encontro, a exemplo dos anos anteriores, será lançada uma carta com reivindicações relacionadas ao tema. Padre José Brites, no entanto, destaca a importância de que os jovens não esperem somente as políticas governamentais e promovam ações, a partir de suas realidades, para mudar o quadro de irregularidades que envolvem o meio ambiente.

Camila Maciel
Do Adital
Focando a Noticia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627