Encontro de Caminhadas na Natureza abre 9ª Ruraltur, nesta quarta-feira (28)

Publicado em terça-feira, agosto 27, 2013 ·

Evento em Campina Grane promove o turismo rural, com seminário, feira, rodada de negócios, apresentações culturais e passeios

 

roncadorA Paraíba oferece 92 caminhadas na natureza, que acontecem durante o ano em 37 municípios do Agreste, Brejo, Litoral, Curimataú, Cariri e região metropolitana de João Pessoa. Caminhantes e entidades que realizam e apoiam essa prática esportiva participam nesta quarta-feira (28), em Campina Grande, do 1° Encontro Nacional de Caminhadas na Natureza, que abre a programação da 9ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur). O evento será às 8h na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), onde também acontece a abertura oficial da feira, às 19h.

“Os encontros só aconteciam na região Sul do País, mas esse número de caminhadas na Paraíba nos animou a solicitar à Anda Brasil a realização de um evento no Nordeste, para que pudéssemos ampliar a discussão e divulgar ainda mais as nossas caminhadas”, disse Rosalvo Menezes Filho,  coordenador da Anda Brasil na Paraíba e consultor do Sebrae.

Durante o Encontro, serão apresentadas seis palestras sobre turismo responsável, turismo na agricultura familiar, esportes populares, cooperativismo no turismo, cooperação internacional e regionalização das caminhadasEntre os palestrantes estão Ayrton Lopes Violento (presidente da Anda Brasil), Antonio Rossi Bastos (vice-presidente do IVV-Américas) e Eleonora Migno (diretora da ONGCooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes – Cospe), com sede na Itália.

Também acontecerão três apresentações: dos Circuitos Ciclísticos Anda Brasil (que será feita pelo presidente da Anda Brasil,Ayrton Lopes Violento), do apoio da Emater Paraíba às caminhadas na natureza (que será feita pelas técnicas Gláucia Gusmão e Cássia Cavalcante) e dos programas Mexe Campina e Anda Campina (que será feita por Teles Albuquerque, secretário Adjunto de Esporte, Juventude e Lazer de Campina Grande).

O encontro será promovido pela ONG Anda Brasil, com apoio do Sebrae e prefeituras de João Pessoa e Campina Grande. Os participantes terão direito à camiseta, lanche e almoço, que será servido no Parque da Criança. Durante o evento, será exposto um painel com fotografias de caminhadas em diversas partes do Estado.

Inscrições – Em Campina Grande, as inscrições podem ser feitas no Sebrae, Parque da Criança e Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer. Em João Pessoa, as inscrições estão acontecendo no Sebrae (no bairro dos Estados) e na Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa (no Centro). A prefeitura disponibilizará um ônibus para quem quiser participar do encontro. O veículo sairá do Sebrae, às 6h30 desta quarta-feira (28).

Quem preferir pode entrar em contato com Rosalvo pelos telefones (83) 9952-4594 e 8811-0785 ou pelo e-mailrosalvogalante@yahoo.com.br. A inscrição também pode ser feita na Fiep.

Nesta quarta-feira, também acontecerá o Encontro de Equipes de Turismo dos Sebrae Nordeste,  que reunirá representantes dosnove estados para discutir estratégias e integrar ações de turismo para a região. O objetivo é alinhar ações para beneficiar todos os Estados do Nordeste, além de fechar uma proposta que será apresentada no próximo Encontro Nacional da Carteira de Turismo do Sistema Sebrae. O evento será das 14h às 17h.

Economia Criativa – A Ruraltur deste ano vai abordar a Economia Criativa e a Economia da Experiência, temas que serão debatidos no 4º Seminário Nordeste de Turismo Rural, que acontecerá na quinta-feira (29) e sexta-feira (30). Participarão pesquisadores, representantes de órgãos ligados ao turismo e empreendedores que apostaram em negócios focados nesses conceitos e se deram bem. São pessoas que agregaram valor aos seus produtos turísticos, por meio das manifestações culturais, dos agronegócios, da gastronomia e do artesanato. As inscrições podem ser feitas no Sebrae ou pelo e-mail regina@sebraepb.com.br.  O valor é R$ 80, mas estudantes e filiados às entidades de classe do turismo têm 50% de desconto.

Entrada franca – A feira, que vai até a sexta-feira (30), terá 40 estandes com produtos e serviços de aproximadamente 80 expositores da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Ceará, Bahia, Sergipe e Maranhão. As exposições acontecerão das 15h às 20h, durante os três dias. A partir das 16h, acontecerão apresentações culturais e oficinas de vivências.  A entrada é gratuita.

Rodada de Negócios – Na sexta-feira (30), das 9h às 12h e 14 às 17h, acontece uma rodada de negócios com a participação de algumas das principais operadoras de turismo do país interessadas em comprar os produtos e serviços das empresas ofertantes (restaurantes, agências de turismo, hotéis,  pousadas e outros equipamentos de turismo).

Esporte – No sábado (31), tem um passeio de bike até o restaurante Casa de Cumpade, no distrito de Galante, e a 1ª Caminhada Histórica e Cultural de Campina Grande. A concentração será às 7h, no Parque da Criança, no bairro do Catolé.  As inscrições são gratuitas. Os participantes da caminhada ganharão camiseta, almoço e lanche.

O percurso, de 6 km, é o seguinte: Museu Assis Chateaubriand, Museu do Algodão, Parque do Povo, Marco Zero (Parque Evaldo Cruz), Teatro Municipal Severino Cabral, Avenida Getúlio Vargas (Largo das Boninas), Praça da Bandeira (Damas/Correios), Beco 31, Rua Maciel Pinheiro, Biblioteca Municipal, Prefeitura Municipal, Museu da Furne, Museu Histórico, Catedral Nossa Senhora da Conceição, Vila Nova da Rainha (Feira Central), Museu dos Três Pandeiros e Monumento Os Pioneiros (no Açude Velho), terminando no Parque da Criança.

 Realização – A Ruraltur é uma iniciativa das unidades do Sebrae Nacional e agências do Sebrae no Nordeste, com o apoio do Governo do Estado, Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr) e Fiep. Todas as informações do evento estão no sitehttp://ruraltur.sebraepb.com.br/

 

Serviço:

Ruraltur 2013

Data: 28 a 30 de agosto

Local: Fiep – Campina Grande

Abertura oficial: 28 de agosto, às 19h

 

 

Sebrae

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627