Encontrado corpo de outro jornalista assassinado no México

Publicado em sexta-feira, junho 15, 2012 ·

O repórter do jornal Milenio Xalapa, Víctor Manuel Báez, apareceu morto na quinta-feira (14) no centro da capital de Veracruz, somando cinco jornalistas assassinatos nesse estado nos últimos três meses.

De acordo com as primeiras reportagens dos meios locais, Báez foi sequestrado nesse dia 13 pouco antes da meia-noite e nesta madrugada seu corpo foi achado na Rua Úrsulo Galván, nas imediações do Centro de Xalapa, o que se acredita que seja um ato de um crime organizado.

O comunicador era membro do conselho editorial do site de notícias http://www.reporterospoliciacos.mx/ e era o editor da seção policial deste mesmo meio, associado ao Grupo Milenio.

Milenio O Portal de Xalapa é de propriedade de Alejandro Montano, ex-secretário de Segurança Pública e atual candidato a deputado federal pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI).

Somente em Veracruz já são nove profissionais da mídia que perderam a vida até agora na atual administração pública.

No dia 28 de abril o país se comoveu com o homicídio na própria entidade da jornalista Regina Martíne. Dias depois foram encontrados também os corpos dos fotojornalistas Gabriel Huge, Guillermo Luna e Esteban Rodríguez.

Depois foi encontrado o cadáver do jornalista René Orta, em Morelos, e desde a sexta-feira (8) a comunicadora Coahuila, Stephanía Cardoso, está desaparecida com seu filho de dois anos.

Com o caso de Stephanía aumentou para 16 a quantidade de repórteres mexicanos desaparecidos que foram documentados pela Comissão Nacional de Direitos Humanos.

Este é um dos países do mundo mais perigosos para o exercício da profissão jornalística. Na opinião de muitos integrantes do sindicato, o trabalho neste lugar pode custar a própria vida.

Em 12 de junho foi divulgado o Índice de Paz Global 2012 onde o México se posiciona como o segundo mais violento da América Latina (ocupa o posto 135 de 158 nações), atrás somente da Colômbia.

Fonte: Adital, com Prensa Latina

Focando a Notícia

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627