Emepa distribui 30 mil mudas frutíferas para pequenos produtores; 5 mil famílias beneficiadas

Publicado em terça-feira, Janeiro 21, 2014 ·

mudas-frutiferasO Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), iniciou a distribuição de 30 mil mudas frutíferas. A ação é parte do projeto que prevê a distribuição de 200 mil mudas para os produtores da agricultura familiar do Estado, com o objetivo de formar pomares domésticos em assentamento rurais. O projeto, financiado pelo Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), vai beneficiar mais de 5 mil famílias em 109 municípios da Paraíba.

A produção e distribuição de mudas têm como objetivo estimular a produção de espécies frutíferas no âmbito da agricultura familiar, que possibilitará a geração de renda aos pequenos agricultores. O projeto possibilitou a recuperação do viveiro e da sementeira da Estação Experimental José Irinel Cabral, em João Pessoa, que vai permitir a continuidade de produção de plantas frutíferas, além de proporcionar a distribuição de 200 mil mudas para as famílias de assentamentos rurais em toda a Paraíba.

De acordo com o engenheiro agrônomo Rodrigo Fagundes, responsável pelo projeto, a produção e a distribuição de mudas serão feitas conforme o período chuvoso de cada localidade, atendendo a demanda de cada região. A produção dessas plantas também dependerá da sazonalidade de cada espécie.

Inicialmente, foi realizado um levantamento entre os produtores das regiões com a proposta de desenvolver a fruticultura nos assentamentos rurais e para estimular a geração de renda através da produção e comercialização de frutas, bem como de polpas.

Segundo o presidente da Emepa, Manoel Duré, o período de seca atrapalha muito o trabalho do homem do campo e esse projeto visa a recuperação de áreas que foram afetadas pela estiagem e que são muito boas para o desenvolvimento da fruticultura de base familiar. Ele relata que essa iniciativa possibilitará uma boa oportunidade de renda para os agricultores das áreas de assentamento e para as comunidades rurais, além de ser uma oportunidade da empresa contribuir para a questão ambiental. “Estaremos produzindo e distribuindo mudas de caju, acerola, goiaba, mangaba, maracujá, mamão, graviola e cajá, todas procedentes de viveiros registrados no Ministério da Agricultura”, explica Manoel Duré.

Informações – Os produtores, associações e cooperativas que desejam receber informações sobre o projeto de distribuição de mudas frutíferas podem ir até sede daEmepa, localizada na Rodovia Ministro Abelardo Jurema, PB-008, Km 7, Jacarapé III, João Pessoa, e procurar a Coordenadoria de Produção Vegetal e de Arranjo Produtivo (Covap), de 8h às 14h, ou entrar em contato por e-mail, emepa@emepa.org.br, ou ainda pelo telefone 3198-0650.

“A partir da recuperação dos viveiros, a Emepa oferta aos agricultores plantas frutíferas capaz de garantir bons níveis de produtividade, tanto nos pomares comerciais como nos pequenos pomares das comunidades rurais”, acrescenta Manoel Duré.

 

Secom PB

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627