Emagrecer no inverno

Publicado em segunda-feira, agosto 12, 2013 ·

winterEmagrecer no inverno… É possível? Com fondues, cappuccinos, queijos e vinhos, marshmallow derretido na lareira, pipoquinha bem quentinha… Tudo isso com a tendência natural de querer dormir um pouco mais, sair menos de casa, andar menos… será que é possível?

Mas há uma boa notícia. Nos dias mais frios, o corpo perde calor para o meio externo e para manter a temperatura corporal,  ele passa a trabalhar mais para produzir calor. Esse processo é chamado de termogênese.  O aumento da produção de calor para combater o frio  acelera o metabolismo, resultando  na queima de mais calorias e consequentemente de gordura corporal.

Assim, se esse aumento do metabolismo estiver associado a uma alimentação equilibrada e exercícios físicos pode servir de estímulo para quem quiser perder peso. Um empurrão!

Dez sugestões para manter a boa forma física ou até emagrecer no inverno:

– Observe se o consumo alimentar está correspondendo ao gasto energético. Quando a meta é emagrecer devemos ter um balanço energético positivo, isto é, ingerir menos e gastar mais.

– De forma alguma pule refeições. O ideal é pré-estabelecer 5 a 6 pequenas refeições/dia pensando no aumento do metabolismo.

– Priorize o consumo de cereais integrais (aveia, quinua, amaranto) e produtos integrais (macarrão, arroz, pães). A fibra contida nesses alimentos têm a capacidade de aumentar a saciedade, reduzindo a ingestão alimentar.

– As frutas oleaginosas são excelentes alternativas para compor o lanche da tarde, ajudando a controlar a saciedade e a compulsão por doces.

– Caso o frio desencoraje o consumo de verduras cruas, priorize o consumo junto às preparações quentes ou ainda na forma cozida.

– Evite o consumo exagerado de sal. O sal favorece o acúmulo de líquidos no organismo, podendo resultar no aumento do peso corporal.

– Inclua alimentos com efeito termogênico na sua dieta. Esses alimentos têm a capacidade de aumentar o gasto energético. Por exemplo: gengibre, canela, pimenta, chá verde.

– Os chás são excelentes recursos para hidratar e esquentar. Aproveite para variar ao máximo e incluir compostos termogênicos como o chá verde e a canela.

– Da mesma forma, sopas e caldos são perfeitos para aquecer. Inclua como entradas para reduzir a ingestão alimentar posterior. Aproveite para incluir verduras nas sopas para melhorar a qualidade nutricional e aumentar a saciedade. Evite incluir leite, queijos e creme de leite nas sopas. Como sugestão, regar com um fio de azeite extravirgem.

– Não se prive das delícias da estação, desde que consumidas com equilíbrio, e não haja contraindicação médica.

O inverno não deve ser encarado como um vilão para a boa forma física.  É possível sim tirar proveito dessa época e até emagrecer.

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