Em seis meses, programa da PM atende mais de 2,6 mil alunos em 53 escolas de 13 cidades da PB

Publicado em sábado, junho 11, 2011 ·

drogasO Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido pela Polícia Militar da Paraíba já atendeu somente no primeiro semestre desse ano 2.631 crianças, em 53 escolas de 13 cidades paraibanas. Na PB, o Programa começou a ser executado no ano 2000, onde nestes últimos 11 anos, a Polícia Militar da Paraíba levou o Programa há 42 municípios contemplando neste período mais de mil escolas diferentes entre as de domínio público (Estado e Municípios) e privadas. Até dezembro de 2010, 65.801 crianças e adolescentes paraibanos e paraibanas já tinham sido atendidas.

O coordenador do Proerd, major Onivan Elias de Oliveira explica que o Programa é  mais uma ferramenta que o Estado, através da Polícia Militar oferece à população no campo da prevenção ao uso indevido e abusivo de drogas ou violência por crianças e adolescentes de hoje que, no futuro, serão os Adultos do Estado.  “O Proerd é uma espécie de ‘vacina’ que precisa de reforços de tempos em tempos. Vacina esta que tem se mostrada bastante eficiente, eficaz e efetiva para quem recebe e para a Escola e para a Família dessas crianças”, afirma o major.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência tem como base o Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), desenvolvido junto ao Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente em cinquenta estados americanos, e em sessenta e dois países e tem o objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência por meio de lições lúdicas e práticas efetivas.

Ele é desenvolvido na Educação Infantil e através  de Cartazes ilustrados, evidenciando principalmente temas que envolvem a segurança pessoal e nos 5º e 7º anos do Ensino Fundamental, através de 10 (dez) lições distribuídas num Livro do Estudante que é entregue a cada aluno na primeira aula, nas Escolas Públicas prioritariamente e, eventualmente, nas escolas Particulares, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes.

O Proerd é pedagogicamente estruturado em 10(dez) lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

Paulo Cosme

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627