Dossiê sobre preparativos da Copa elaborado por comunidades aponta violações aos direitos humanos

Publicado em quarta-feira, dezembro 14, 2011 ·



direitos humanosUm documento lançado na segunda-feira (12) pelos Comitês Populares da Copa denuncia violências contra os direitos humanos e sociais cometidos durante os preparativos para a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014. Os Comitês reúnem moradores de comunidades, acadêmicos, movimentos e organizações sociais das 12 cidades que sediarão o mundial.

O dossiê “Megaeventos e Violações de Direitos Humanos” traz, em cada seção, relatos que apontam, por exemplo, o despejo de comunidades e bairros populares, e o desrespeito às legislações ambiental e trabalhista em obras.

Os grupos também apontam a falta de diálogo e de transparência como recorrentes nos preparativos para a Copa. Em resposta, o documento defende um maior monitoramento dessas  intervenções públicas e privadas.

Além disso, os Comitês sugerem maior transparência e acesso à informação e a consultas públicas, o reforço na aplicação dos direitos trabalhistas e a adoção do “despejo zero” na realização dos Megaeventos.

Para ter acesso ao dossiê basta clicar no link – http://comitepopulario.files.wordpress.com/2011/12/dossie_violacoes_copa_completo.pdf

Fonte: Portal Andi
Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627