Dom Marcelo será homenageado no Senado Federal com a Comenda ‘Dom Hélder Câmara’

Publicado em sexta-feira, novembro 11, 2011 ·

A iniciativa é do senador Cícero Lucena (PSDB-PB), primeiro-secretário do Senado.

O Senado Federal através do Conselho Nacional da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara decidiu, por unanimidade na quarta-feira (9), conferir a homenagem ao Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom Marcelo Pinto Carvalheira.

A iniciativa é do senador Cícero Lucena (PSDB-PB), primeiro-secretário do Senado. A homenagem será prestada aos cinco vencedores do prêmio. A indicação de Dom Marcelo Pinto Cavalheira foi a única que recebeu todos os votos dos senadores do Conselho.

-É uma justa homenagem a um santo homem. Um exemplo de ser humano que inspira todos nós. Um exemplo de ser humano que dedicou sua vida a pregar o bem e o amor ao próximo, justificou Cícero Lucena.

Dom Marcelo Pinto Carvalheira


Nascido no Recife, em 1º de maio de 1928, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, foi nomeado bispo auxiliar da Paraíba em 1975. Foi ordenado bispo, aos 47 anos, em 27 de dezembro de 1975, pelas mãos de Dom Helder Pessoa Câmara, Dom Aloísio Lorscheider e Dom José Maria Pires.

Em 9 de novembro de 1981, aos 53 anos, foi designado bispo da recém criada Diocese de Guarabira. Em 1995 foi designado para ser Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, múnus que exerceu até 5 de maio de 2004.

Como bispo e arcebispo, entre outras funções, foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral da CNBB Nacional (1987-1991 e 1995-1998), responsável pelo setor Leigos e CEBs; Vice-Presidente da CNBB Nacional (1998 a 2004). Atualmente reside no Mosteiro de São Bento em Olinda.

Michele Marques

Do Portal Mídia

Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627