DNIT e IPHAN confirmam retomada das obras da BR 434, no Sertão da Paraíba

Publicado em sexta-feira, Fevereiro 21, 2014 ·

dnitAs obras da BR 434 – que liga importantes cidades da Paraíba ao Ceará – serão retomadas no mês de março deste ano. A confirmação é o deputado federal Wilson Filho (PTB) após uma reunião com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e prefeitos paraibanos, nessa quinta-feira (20), em Brasília.

Durante a reunião que contou com prefeitos das cidades de Uiraúna, Poço Dantas, Joca Claudino e Bernadino Batista, foram expostos os problemas provocados na economia local pela paralisação das obras dos 14 km finais.

No encontro, o deputado federal entregou um abaixo-assinado feito pela população cobrando a conclusão da rodovia federal. “Essa é uma reivindicação antiga e não é só minha, mas de toda a população por onde as obras passam. Um impasse entre o DNIT e o IPHAN paralisou as obras durante um longo tempo, mas conseguimos destravar a burocracia e quem ganha com isso é o povo”, comemorou Wilson Filho, que foi o responsável pelo encontro entre os órgãos federais.

Emendas federais destinadas para a construção da BR434 chegam a quase R$ 30 milhões. “A obra torna gira em torno de R$ 30 mi. Desses, eu conseguiu quase R$ 10 milhões e o restante foram emendas do ex-senador Wilson Santiago”.

A interrupção dos serviços já provocou diversos protestos. Moradores de Uiraúna, Poço Dantas, Joca Claudino e Bernadino Batista, interromperam diversas vezes o trânsito queimando pneus e depositando galhos de árvores. Os trabalhos de conclusão da BR-434 foram paralisados há um ano após o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) embargar judicialmente em 2012, com a justificativa de que em determinada área por onde passaria a obra havia a possibilidade da existência de um parque arqueológico com resíduos de ossos de dinossauros.

Segundo o deputado federal Wilson Filho, “a BR-434 é um sonho de mais de 50 anos que começou a virar realidade quando o ex-senador Wilson Santiago transformou a estrada estadual, já que nenhum governador acreditou na viabilidade dela, em estrada federal e encaminhou R$ 20 milhões do total de R$ 26 milhões para a sua construção”.

pbagora com Assessoria

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