Diretor de presídio regional de Guarabira é acusado de usar detentos em sua fábrica de fogos de artifício

Publicado em domingo, agosto 19, 2012 ·

O secretário de Administração Penitenciária, coronel Washington França, determinou o afastamento do diretor do Presídio Regional Dr. Vicente Claudino de Pontes, em Guarabira, João Costa de Oliveira e ainda dos diretores de disciplina da unidade prisional, Cybelle Gadelha Veloso Gomes e Cleonaldo Martins Bezerra.

Segundo consta de portaria publicada no Diário Oficial do Estado eles foram denunciados, por meio de carta, ao secretário e também a gerência executiva do Sistema Penitenciário (Gesipe) onde consta que, tem envolvimento de internos do presídio.
De acordo com as denúncias o diretor João Costa é proprietário de uma fábrica de fogos de artifício em Guarabira e está utilizando detentos do presídio regional de Guarabira para trabalhar na fabricação dos produtos no estabelecimento localizado numa antiga estação ferroviária situada à Rua Prefeito Manoel Lordão, em frente ao Colégio Antenor Navarro de Guarabira.
Na utilização da mão de obra dos presos, segundo a denúncia, o diretor do presídio paga entre 10 e 12 reais por semana apesar deles trabalharem todos os dias e garante que faz parte do trabalho de ressocialização e que eles estão sendo beneficiados.
Para agradar os presos que são utilizados na fabricação de fogos de artifício, João Costa de Oliveira diz que é melhor estarem ali trabalhando, pois podem até tomar uma caninha e ver o mundo.
As denúncias foram levadas ao conhecimento do secretário Washington França e também do gerente executivo do Sistema Penitenciário do Estado, tenente coronel Arnaldo Sobrinho. A fonte está sendo preservada para garantir a sua integridade física.
Abaixo a Portaria do secretário Washington Luiz determinando o afastamento do diretor e dos responsáveis pela disciplina do Presídio Regional Dr. Vicente Claudino de Pontes, em Guarabira:
O SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 28, do Decreto nº. 12.836, de 09 de dezembro de 1988, RESOLVE afastar os servidores JOÃO COSTA DE OLIVEIRA, CYBELLE GADELHA VELOSO GOMES e CLEONALDO MARTINS BEZERRA, respectivamente, dos cargos de Diretor e Chefes de Segurança e Disciplina, do Presídio Regional Dr. Vicente Claudino de Pontes, em Guarabira, até que se conclua a apuração dos graves fatos denunciados através do Memorando nº176/GER/SEAP e seus anexos, emanado pela Gerência Executiva de Ressocialização desta Pasta.
Por Jean Ganso,com Wscom

Comentários

Tags : , , , , , , , ,

REDES SOCIAIS


















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br