Dez minutos de exercícios por dia: saúde para o coração

Publicado em segunda-feira, Fevereiro 2, 2015 ·

exercicioO sedentarismo é considerado um dos grandes males da sociedade moderna. E para tirar as pessoas da inércia, a Fundação Britânica do Coração lançou ontem um desafio para quem está parado: realizar 10 minutos diários de exercício físico. A simples medida reduz os riscos de doenças cardíacas e promove a perda de peso.

A nutróloga Alice Amaral apoia a iniciativa que, segundo ela, deve ser adotada por quem não tem tempo ou dinheiro para se exercitar em uma academia e ser combinada com uma dieta mais equilibrada e natural. “Realizar pequenas alterações na rotina, como usar mais a escada e fazer caminhadas curtas na volta do trabalho, são capazes de trazer grandes benefícios para o corpo e a mente”, garante a médica.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Os 10 minutos de atividade física reduzem o sedentarismo e auxiliam na perda de peso, diminuindo o risco de doenças graves. “As pessoas estão cada vez mais gordas e a obesidade está na raiz de problemas cardíacos, como pressão alta e infarto”, explica ela.

Além disso, a prática de exercícios pequena mas regular tem capacidade para ser um pontapé inicial em busca dos 30 minutos diários, recomendação principal de especialistas. “A atividade física faz o cérebro liberar substâncias associadas ao prazer e à felicidade. Aos poucos, o corpo se acostuma com essas sensações e passa a pedir mais”, diz Alice.

Outra dica da profissional é aproveitar os finais de semana para fazer programas saudáveis, que envolvam toda a família e promovam o bem-estar. “O ideal é trocar a ida à praça de alimentação do shopping por um lanche na praça, por exemplo, ou andar de bicicleta. O importante é adquirir hábitos que sejam saudáveis e prazerosos ao mesmo tempo”, aconselha.

EXEMPLOS

CARRO NA GARAGEM

Deixe o carro em casa em alguns dias da semana. Vá para o trabalho de ônibus ou, dependendo da distância, de bicicleta e a pé.

SALTAR ANTES

Quem usa o transporte público pode saltar dois pontos antes e ir caminhando para casa.

VÁ DE ESCADA

Use a escada no lugar do elevador. Se for preciso subir muitos andares, salte no meio do caminho e aumente a quantidade de degraus aos poucos.

PASSEIE MAIS

Aproveite os finais de semana para passear com a família e praticar esportes.

DIETA SAUDÁVEL

Combinar exercícios com alimentação equilibrada é fundamental. Prefira frutas, legumes e verduras e evite comidas processadas.

Matéria publicada pelo site O Dia  

Comentários

Tags : , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627