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Descubra o que é importante avaliar antes de expandir um negócio

Publicado em quinta-feira, Fevereiro 25, 2021 ·

Expandir seu negócio é o sonho de todo empreendedor, principalmente quando a empresa está indo bem. Mas é preciso tomar certos cuidados para avaliar se é ou não o momento certo de se pensar em crescer. Um bom valuation da sua companhia faz com que você tenha dados históricos sobre a performance de cada área, permitindo traçar uma estratégia mais clara diante da situação atual pela qual o negócio passa.

Primeiramente, é preciso esclarecer que valuation, ou avaliação de empresas, é o processo de estimar o valor real de uma companhia. Normalmente essa é uma estratégia adotada para quem tem a intenção de vender um negócio. Mas essa ferramenta serve também para que o empreendedor tenha uma percepção de mercado sobre seu empreendimento, dando um panorama objetivo do que a empresa já exerce hoje, podendo planejar melhor o futuro.

Como traçar uma estratégia de expansão

Pensar em expandir um negócio demanda planejamento. A avaliação de métricas da sua empresa é essencial para que você tenha em mãos um mapeamento correto de onde a empresa está e até onde ela pode ir com a estrutura atual antes de pensar em aquisições, contratações ou em abrir novas unidades.

A expansão de um negócio pode ocorrer por meio das seguintes estratégias:

  1. Abertura de novas unidades ou de franquias;
  2. Ampliação do mix de produtos;
  3. Licenciamento da marca;
  4. Novos canais de venda, incluindo e-commerce;
  5. Parcerias com empresas;
  6. Aquisição de um concorrente.

Para ter mais certeza de que já está na hora de investir no crescimento de sua empresa, primeiramente reflita sobre os seguintes pontos:

Meses seguidos registrando lucro muitas vezes é o brilho dos olhos dos empreendedores, que acreditam que o seu negócio já atingiu uma estabilidade e está pronto para crescer. Mas essa sucessão de lucros precisa ser mais fundamentada para que se tenha certeza diante dessa tomada de decisão. Por isso, faça uma avaliação histórica desses números e defina se é mesmo o momento certo para expandir.

Crescer muitas vezes significa ampliar a carteira de clientes e até atingir novos nichos, dependendo da estratégia. Por isso, avalie se sua empresa atende às necessidades atuais do mercado no qual está inserido. Para isso, verifique se é possível fazer novas ofertas dentro do escopo em que sua marca já trabalha e se determinado nicho já está atendido de maneira satisfatória ou se há maneiras de abranger ainda mais o público vigente. Além disso, avalie também se o mix de produtos já alcançou o máximo que poderia ou se ainda é possível trabalhar para atender novas demandas.

Avaliar o momento atual do setor no qual sua empresa atua é primordial para saber se há, de fato, demanda por mais investimento no crescimento do negócio. Além disso, uma visão mais ampla sobre a situação econômica do país pode ser um grande balizador que definirá se há dificuldades, por exemplo, em obter linhas de crédito, se for necessária, para uma futura expansão. Isso mostrará ainda se o seu público consumidor está com poder aquisitivo afetado, o que pode impactar diretamente nas vendas da sua empresa.

O planejamento constante fará com que você tenha sempre dados essenciais em mãos para avaliar o melhor momento de expandir. O objetivo é melhorar o rendimento da empresa, e a partir de dados sobre a performance e lucratividade, é possível traçar os melhores caminhos para seguir na estratégia de crescimento da sua empresa.

Por isso, conte com o valuation de sua empresa e tenha esse mapeamento pronto para definir os novos rumos de seu negócio. Uma assessoria de investimentos, como a Capital Invest, é fundamental para ajudar o empreendedor a utilizar a metodologia mais adequada de avaliação de acordo com seus objetivos.

 

Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições.

 

 

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