Desabamento na obra da Arena Palestra mata um operário

Publicado em segunda-feira, abril 15, 2013 ·

arenaO desabamento de três vigas na obra da Arena Palestra, na zona Oeste de São Paulo, na manhã desta segunda-feira, deixou uma pessoa morta e outra ferida, que foi levada com ferimentos leves para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.

O acidente ocorreu pouco depois das 11h, no setor onde a nova arquibancada seria erguida sobre a estrutura da antiga, na área em frente à Avenida Francisco Matarazzo. Marco Aurelio Batista, delegado do 23º DP, está no local.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

A vítima se chama Carlos de Jesus, tinha 34 anos e ainda está debaixo da viga de concreto. O corpo só será retirado depois que um guindaste chegar ao local para retirar a viga. Pelo menos cinco pessoas trabalhavam na área afetada. O operário levado para a Santa Casa se chama Crispiniano Santos. Ele teve uma contusão no ombro e escoriações na região lombar, e está sendo submetido a exames.

– Foi um efeito dominó. Quando uma viga caiu, outras começaram a cair. As pessoas que trabalhavam no local conseguiram fugir, menos essa que faleceu – relatou o médico Maurício Minari, do Corpo de Bombeiros.

Chorando muito, um operário deu entrevistas dizendo que o acidente ocorreu enquanto parte dos trabalhadores ouvia uma palestra sobre segurança no trabalho. Rogério Pereira dos Santos se disse amigo de Carlos de Jesus.

 

A WTorre, empresa responsável pela obra, se pronunciou por volta das 13h:

A WTorre Engenharia e Construção S/A lamenta informar que na manhã desta segunda-feira um acidente nas instalações da Nova Arena Palmeiras causou a morte de um operário vinculado a uma das empresas prestadoras de serviço no empreendimento. Na oportunidade, um outro trabalhador teve escoriações leves e está sob cuidados médicos. A WTorre Engenharia e Construção S/A já colocou à disposição dos familiares das vítimas todo a assistência necessária. As causas do acidente estão sob investigação, e ainda não é possível apontar os motivos da ocorrência. Tão logo tenha informações mais detalhadas sobre o fato, a WTorre Engenharia e Construção S/A vai torná-las disponíveis à opinião pública“.

Segundo Jair Pacca de Lima, coordenador da Defesa Civil, uma área de 4.800 metros quadrados foi interditada para averiguação do ocorrido. Ele disse que o acidente foi uma “fatalidade”, e que o Palmeiras nada tem a ver com o assunto – a WTorre é a responsável pela obra. Os funcionários que chegaram para o turno da tarde foram proibidos de entrar.

O Ministério Público vinha tentando embargar a obra desde 2011, questionando, além de impacto ambiental e no trânsito na região, a utilização de notas frias nos períodos entre 2002 e 2008. O órgão questiona se a obra se trata de uma reforma ou uma construção nova – o atual alvará que o clube possui, de 2002, é de reforma, e por isso não foram demolidas as arquibancadas da entrada da Rua Francisco Matarazzo, local do acidente.

  • Arena Palestra (Foto: Divulgação / WTorre)Arena Palestra, em foto datada do último dia 21 de março (Foto: Divulgação / WTorre)

O processo de construção da nova Arena Palestra teve início em outubro de 2010, com a demolição de parte do antigo estádio, fundado em 1902 e que passou a ser do Verdão em 1920, e a construção de dois edifícios. Em um deles funcionará o setor administrativo do clube, a academia e o salão de festas. No outro, ficam as quadras poliesportivas, que substituem o antigo ginásio.

Arena Palmeiras acidente cobertura reprodução (Foto: Felipe Zito)Foto tirada da tela do celular do médico mostra viga
retorcida à direita (Foto: Marcelo Prado)

Há exatamente um ano, com o local “limpo”, iniciou-se a construção da nova casa alviverde, que terá capacidade para 45 mil torcedores em dias de jogos. Hoje, o local encontra-se com 63% das obras concluídas, restando apenas a colocação das arquibancadas em cima do pedaço mantido do antigo estádio – e foi justamente ali o local do desabamento. A construção por cima do trecho antigo foi uma exigência da Prefeitura de São Paulo, que concedeu alvará apenas de reforma e não de construção de um novo estádio.

A inauguração estava prometida para entre outubro e dezembro deste ano. No entanto, como o processo atual de construção por cima do velho Palestra leva mais tempo do que o esperado, existe a possibilidade de a inauguração ocorrer apenas em 2014, ano do centenário do clube.

Arena Palestra (Foto: Felipe Zito)Suposta área onde teria ocorrido o desabamento na Arena Palestra (Foto: Felipe Zito)

Além de sediar os jogos do Verdão, o estádio também funcionará como uma arena multiuso para sediar shows e outros eventos, com capacidade para até 55 mil pessoas. O custo da obra é de R$ 350 milhões. O Palmeiras terá direito a 100% da renda dos jogos e a uma porcentagem de outros espetáculos. Estudos iniciais apontam que o clube, em 30 anos, período do contrato com a WTorre, pode faturar até R$ 2 bilhões com receitas geradas pelo estádio.

Ambulância Arena Palmeiras acidente (Foto: Felipe Zito)Ambulância deixa a Arena Palestra após o acidente (Foto: Felipe Zito)
Ambulância Arena Palmeiras acidente (Foto: Felipe Zito)Corpo de Bombeiros está no local (Foto: Felipe Zito)
Arena Palmeiras acidente (Foto: Felipe Zito)A área do acidente foi isolada (Foto: Felipe Zito)

Arena Palmeiras acidente carro de bombeiros (Foto: Nelson Antoine / Ag. Estado)Obra foi paralisada após o acidente (Foto: Nelson Antoine / Ag. Estado)

 

acidente Arena Palmeiras (Foto: Felipe Zito)Local do acidente na Arena Palestra (Foto: Felipe Zito)
médico acidente Arena Palmeiras (Foto: Felipe Zito)Médico Maurício Maniri, que atendeu o operário ferido (Foto: Felipe Zito)

.

 

Globoesporte.com

Comentários

Tags : , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627