Depois de uma tarde de quinta-feira de terror, quando vários presos foram feridos e dois assassinados, o presídio do Roger, em João Pessoa amanheceu nesta sexta-feira (28) com uma aparência de tranqüilidade. Durante a manhã, familiares dos apenados estiveram na unidade prisional para saber informações sobre os parentes. Para facilitar as informações, a direção do Roger afixou na parede externa a lista dos onze presos que foram socorridos para o Trauma, dos dois mortos e dos seis que foram transferidos para o presídio PB-I, em Jacarapé.
Apesar do clima de tranqüilidade, a guarda interna e externa do presídio foi reforçada por policiais militares, civis e agentes peninteciários. Contrariando o que foi divulgado pela Secretaria da Administração Penitenciária de que não haveria mudança na rotina dos presos, seis foram transferidos para o PB-I e as visitas suspensas até a próxima semana.
Desde que a situação foi controlada no final da tarde de quinta-feira, o movimento no presídio foi para restaurar as celas e outros setores destruídos durante o tumulto, reposição dos colchões queimados e reparo na rede elétrica. Enquanto esses trabalhos eram executados, os presos foram retirados e colocados em outros locais a exemplo de um ambiente conhecido por “Igrejinha”.
As pessoas que moram nas proximidades do presídio do Roger parecem não está nem um pouco preocupadas com o risco iminente que correm todos os dias. Muitas delas dizem que estão acostumadas com a situação e que nem ligam mais quando acontecem rebeliões e tiroteios dentro da unidade prisional.
Paulo Cosme cm Thaisa Aureliano
Comentários