Décimo terceiro movimentará a economia em R$ 1,29 bi neste fim de ano

Publicado em terça-feira, novembro 1, 2011 ·

O montante de R$ 1,29 bilhão. Esta é a previsão de movimentação financeira na Paraíba com o pagamento do 13º salário, segundo previsão do Dieese. Os recursos representam aproximadamente 1,09% do total do País e 7,28% do Nordeste.

13º: com mais dinheiro no bols

13º: com mais dinheiro no bolso, consumidores irão às compras

Os recursos representam ainda 3,76% do Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba. Os números foram estimados através do Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgãos do Ministério do Trabalho e Emprego.

Também foram consideradas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente a 2009, e informações do Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) e da Secretaria Nacional do Tesouro (STN).

No caso da Rais, o DIEESE considerou todos os assalariados com carteira assinada, empregados no mercado formal, nos setores público (celetistas ou estatutários) e privado, que trabalhavam em dezembro de 2010, acrescido do saldo do Caged de 2011 (até agosto).

Décimo terceiro salário

Da Pnad, foi utilizado o contingente estimado de empregados domésticos com registro em carteira. Foram considerados ainda os beneficiários – aposentados e pensionistas – que, em agosto de 2011, recebiam proventos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e os aposentados e pensionistas pelo regime próprio da União e dos Estados.

Com relação aos valores, para a estimativa do montante a ser pago aos beneficiários do INSS, foi usado o total referente a setembro deste ano. Para os assalariados, o rendimento foi atualizado pela variação estimada do INPC médio de 2011 (até setembro) diante de igual período de 2010.

Portalcorreio, com Assessoria do Dieese

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627