Karlos Thotta

De algarismo natural a algoritmo digital

Publicado em quinta-feira, Abril 9, 2020 ·

A MAIOR AVENTURA DA HUMANIDADE FOI UM  PRESENTE  DIVINO,  CONCEDIDO  PARA ILUMINAMENTO  DOS HOMENS  PRIMITIVOS, QUE PASSARIAM A TER PALAVRAS ESCRITAS, E ALGARISMOS, PARA  REGISTRO DOS SEUS PROGRESSOS  LABORAIS E  HUMANITÁRIOS.

Admiráveis aventuras viveram, e vivem, os seres humanos que, despertados de pesadelos da sua ignorância, passaram a sonhar com as respostas para a imensidão de questões que inundavam suas mentes curiosas, e carentes de explicações lógicas, dos fenômenos físicos naturais.

A escolha de dez algarismos para compor o atual sistema posicional de contagem, foi um passo decisivo rumo ao estabelecimento das operações aritméticas fundamentais que mais adiante permitiriam o desenvolvimento de novas operações, a partir da operação ADIÇÃO que é a mãe de todas as operações matemáticas já desenvolvidas, que são, universalmente, usadas pelas ciências.

As experiências científicas foram um marco importante no surgimento das revoluções industriais que produziriam máquinas e artefatos em larga escala, em tempos de guerra ou de paz, em terra ou nos mares, nos ares e nos espaços siderais astronômicos e nanométricos.

O desenvolvimento dos sistemas digitais, onde muitas situações podem ser descritas, analisadas e previstas, usando apenas os algarismos ZERO e UM representou um conjunto de saltos de produtividades industriais, comerciais, financeiras e sócio-educacionais, entre tantos outros beneficiamentos usados pelos sistemas de comunicação radiofônicas e televisivas via satélites e internet.

Para que toda essa modernidade pudesse ser alcançada, as parcerias e convênios, entre universidades e indústrias, foram, e continuam sendo, fundamentais para a consolidação dos conhecimentos necessários para desenvolver algoritmos de altas complexidades que ampliarão as inteligências artificiais para aplicação nos procedimentos robóticos exigidos pela medicina, indústrias, informática e sistemas ativos de controle de processos, dentre muitas outras áreas de trabalhos modernizantes.

A MAIOR AVENTURA DA HUMANIDADE FOI UM  PRESENTE  DIVINO,  CONCEDIDO  PARA ILUMINAMENTO  DOS HOMENS  PRIMITIVOS, QUE PASSARIAM A TER PALAVRAS ESCRITAS, E ALGARISMOS, PARA  REGISTRO DOS SEUS PROGRESSOS  LABORAIS E  HUMANITÁRIOS.

 

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br