Para aproveitar as férias, os feriados e o verão com saúde, saiba quais são os cuidados que devem ser tomados.
Por mais que estejamos acostumados a lidar com altas temperaturas durante todo o ano, no verão, elas são cada vez maiores e os raios solares ainda mais intensos. Portanto, devemos tomar certas precauções a fim de evitar possíveis problemas de saúde.
Para isso, há alguns itens que podem ser utilizados, como chapéus — que diminuem as áreas do corpo que recebem o contato direto do sol — e produtos que amenizam o suor, que previnem o surgimento de brotoejas, dermatites e demais alergias.
E, além desses, há outros cuidados que devem ser tomados para que essa estação seja aproveitada como ela merece: com muita alegria e diversão, e sem nenhum tipo de acidente ou imprevisto.
Listamos os 5 principais cuidados com a saúde que precisam ser tomados durante o verão.
Durante o verão, há maior perda de água corporal devido à maior quantidade de suor — que equilibra a temperatura do corpo por meio da liberação do calor. Além disso, outros nutrientes, como os sais minerais, também são perdidos e necessitam de reposição.
Por esse motivo, é fundamental ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia para manter-se hidratado, além de outras bebidas hidratantes, como água de coco, suco de frutas naturais e isotônicos.
Os protetores solares protegem a pele dos raios ultravioleta (UV), que são extremamente nocivos à saúde e podem gerar até mesmo um câncer de pele.
Além disso, a exposição excessiva ao sol também causa envelhecimento precoce, modificações histológicas e químicas na epiderme, fotoconjutivite, catarata e cegueira progressiva.
Para evitar todos esses danos, inclua o filtro solar na sua rotina, independentemente da estação do ano. Quanto maior for o FPS (fator de proteção solar) escolhido, maior será o tempo de segurança, mas atente-se a sempre reaplicá-lo assim que a camada anterior já não estiver fazendo efeito.
Uma rotina alimentar saudável traz inúmeros benefícios e, durante o verão, é ainda mais importante fazer escolhas alimentares melhores, pois alimentos como frutas e saladas diminuem o calor e, consequentemente, previnem a desidratação.
Ademais, guloseimas como doces, frituras e bebidas como refrigerantes devem ser evitados ao máximo devido ao seu alto potencial de desidratação.
Proteger o cabelo vai além da parte estética, pois também envolve questões relacionadas à saúde. O cloro presente nas piscinas e as águas salgadas dos mares, além do vento e do próprio calor, danificam os fios.
As consequências desses danos podem envolver desde o ressecamento dos fios — já que os fatores citados eliminam as proteínas e a água das madeixas — até a queda do cabelo.
Alguns dos principais cuidados a serem tomados são:
Seja uma cerveja gelada, um chopp direto do barril ou uma caipirinha de limão com muito gelo, mesmo quem não bebe admite que essas bebidas têm tudo a ver com o sol e o calor do verão.
Entretanto, engana-se quem pensa que essas bebidas refrescam. Pelo contrário: o álcool é diurético, característica que eleva o risco de desidratação do organismo. Além disso, a ingestão excessiva — principalmente no calor — pode ocasionar desmaios, perda de consciência e até mesmo desenvolver quadros hipoglicêmicos.
Para não correr nenhum desses riscos, consuma as bebidas moderadamente, e, se possível, ingira água ou outros líquidos hidratantes em conjunto, como água de coco e suco de frutas. Ademais, jamais beba de estômago vazio, tenha sempre um petisco disponível para degustar.
Conteúdo Gear Seo
Comentários