Coritiba vence Flamengo, mantém tabu e ainda sonha com G-4

Publicado em domingo, novembro 13, 2011 ·

coritibaNão foi desta vez que o Flamengo quebrou o tabu de 13 anos sem vitórias contra o Coritiba no Couto Pereira. Sob os olhares de um bom público presente no estádio paranaense no fim da tarde deste domingo, os donos da casa venceram a equipe rubro-negra por 2 a 0, gols de Leonardo e Maranhão. A vitória deixa o clube alviverde vivo na briga por uma vaga na Libertadores, enquanto o Flamengo fica distante do título do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Coritiba vai para a oitava colocação, com 51 pontos, e fica a apenas quatro do Botafogo, última equipe que se classificaria para a Libertadores no momento. Já o Flamengo cai para a sexta colocação, com 55 pontos. Os times, entretanto, esperam os jogos do Internacional e do Botafogo para consolidar sua posição na briga pelo G-4. Na próxima rodada, o Coritiba visita o Atlético-MG, na quinta-feira, às 20h30 (de Brasília). O Flamengo recebe o Figueirense no mesmo dia e horário, em um confronto decisivo pelo G-4.

Com exceção dos seus dois laterais, Jonas e Eltinho, suspensos, o Coritiba tinha todos os jogadores à disposição para o duelo contra os cariocas. Na lateral direita, Maranhão foi o escalado pelo técnico Marcelo Oliveira, enquanto Lucas Mendes foi colocado pelo lado esquerdo. No ataque, Bill, titular durante quase toda a temporada, foi sacado para Leonardo jogar como titular.

Já pelo lado do Flamengo o único desfalque por suspensão era o zagueiro Alex Silva. Sem o titular, David Braz voltou a figurar entre os onze. O técnico Vanderlei Luxemburgo escalou o time rubro-negro de maneira ofensiva, com Renato Abreu fazendo a função de segundo volante e Aírton recuado. No meio, o jovem Thomás, que vinha de boas atuações nas últimas rodadas, foi mantido entre os titulares.

O jogo

Com duas equipes com a ofensividade como maior característica, não demorou para as primeiras chances aparecerem. Tomando a iniciativa, o Coritiba teve o primeiro lance de perigo logo aos 4min, quando Davi limpou dois adversários, mas chutou por cima do goleiro. O Flamengo respondeu três minutos mais tarde, mas Deivid chegou atrasado após cruzamento de Thiago Neves pela esquerda.

A partida continuou movimentada, porém as duas equipes tinham dificuldades em criar jogadas de perigo. O Flamengo centralizava a maioria das jogadas em Ronaldinho que, bem marcado, não encontrava espaços. Depois de muito tempo, o Coritiba voltou a chegar ao ataque aos 23min. O meia Rafinha fez uma bela jogada individual pela esquerda do ataque, mas acabou travado na hora do chute. Aos 27min, os donos da casa não marcaram por pouco. Davi recebeu como um centroavante dentro da área e chutou tirando tinta da trave do goleiro Felipe, que apenas observou a bola sair pela linha do fundo.

A pressão coritibana continuou e, dois minutos mais tarde, Felipe teve que se esticar todo para mandar a bola para escanteio em cobrança de falta de Marcos Aurélio. Na cobrança do escanteio, a equipe paranaense finalmente abriu o placar, com Leonardo, aposta de Marcelo Oliveira, que completou dentro da pequena área após um desvio. O atacante dos mandantes quase voltou a marcar aos 33min, mas chutou fraco no centro do gol rubro-negro.

O segundo gol do time alviverde saiu, ironicamente, após uma falha do astro adversário. Ronaldinho dominou errado a bola na intermediária, Maranhão aproveitou-se do descuido e fez o que quis: limpou os marcadores e marcou um golaço aos 35min, contando com um desvio na zaga. No lance seguinte, o Flamengo reclamou de um pênalti em Ronaldinho, que foi tocado dentro da área. O baiano Jailson Macedo Freitas, entretanto, nada deu e a equipe rubro-negra continuou sem nenhuma penalidade a favor no Brasileiro. Com a equipe tendo muitas dificuldades na marcação, Luxemburgo sacou o jovem Thomás para colocar Williams, que voltava ao time após ser afastado. O primeiro tempo, entretanto, terminou com o Coritiba quase ampliando em outra falta perigosa de Marcos Aurélio.

O Flamengo voltou para a etapa final com Fierro no lugar de Aírton e implantou uma postura mais ofensiva desde o início. O clube rubro-negro pressionava, mas encontrava dificuldades para chegar ao gol adversário. A primeira chance perigosa dos visitantes veio aos 10min, após escanteio cobrado por Thiago Neves e completado por Ronaldinho na segunda trave. Em um contra-ataque, o Coritiba quase definiu o jogo aos 15min, mas Rafinha perdeu a bola ao tentar driblar Felipe.

Melhor em campo e tentando diminuir o placar, o Flamengo quase fez com Deivid aos aos 21min, mas o atacante chutou por cima do gol. A partida estava aberta e os mandantes por pouco não marcaram o terceiro com Marcos Aurélio, que recebeu na grande área e chutou cruzado para fora. Aproveitando os espaços deixados pela zaga adversária, o Coritiba perdeu outra chance de matar o jogo aos 24min, quando Rafinha cruzou na área, mas nenhum dos companheiros conseguiu completar para o gol.

Atrás do placar, Luxemburgo foi para o tudo ou nada e tirou o apagado Léo Moura para colocar o atacante Jael. O Flamengo pressionava o adversário, contudo não encontrava espaço e não dava trabalho a Vanderlei. Deivid, aos 37min, foi o que chegou mais perto em um chute de fora da área, mas mandou para fora. Os últimos sustos do Flamengo foram com Ronaldinho, em cobranças de falta aos 42min e aos 47min, mas ambas foram pela linha de fundo.

Ficha técnica

CORITIBA 2 x 0 FLAMENGO

Gols
CORITIBA:
Leonardo, aos 29mim, e Maranhão, aos 35min do 1º tempo

CORITIBA: Vanderlei; Maranhão, Jéci, Emerson, Lucas Mendes; Willian, Léo Gago, Rafinha, Davi (Everton Costa); Marcos Aurélio (Leandro Donizete) e Leonardo (Bill)
Treinador: Marcelo Oliveira

FLAMENGO: Felipe; Léo Moura (Jael), David Braz, Ronaldo Angelim, Junior Cesar; Aírton (Fierro), Renato Abreu, Thomás (Williams), Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid
Treinador: Vanderlei Luxemburgo

Cartões amarelos
CORITIBA: Everton Costa, Leandro Donizete
FLAMENGOO: Ronaldo Angelim. Renato Abreu, Felipe

Árbitro
Jailson Macedo Freitas (BA)

Local
Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)

Terra

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627