Cordel de Fábio Mozart é objeto de projeto de lei na Câmara de Mari

Publicado em quarta-feira, Fevereiro 13, 2013 ·

CulturaO cordel “Mari, Araçá e outras árvores do paraíso”, de Fábio Mozart, será inserido na grade curricular da rede de ensino do município de Mari. É o que propõe projeto de lei que será apresentado pelo vereador Gugu Xavier (PTdoB) na primeira sessão da Câmara de Vereadores de Mari, no dia 19 de fevereiro.
Na justificativa, o vereador explica que a literatura de cordel é um veículo de fabuloso fomento à identidade regional, tendo nas camadas populares seus mais constantes e fiéis consumidores, sendo através dos tempos valorizada e cultuada como a verdadeira e autêntica literatura nordestina, o livro de bolso do povo da região. “O estudo de nossa história através do cordel “Mari, Araçá e outras árvores do paraíso”  vem recuperar nossa identidade, com ótimo resultado na auto estima do aluno que entrará em contato com o gênero mais identificador de nossa cultura, ao mesmo tempo em que aprenderá sobre os fatos marcantes da história de Mari e seus filhos ilustres”, diz Gugu no documento.
O vereador é filho do poeta repentista José Xavier Gonçalves, que teve como parceiros artistas do nível de Manoel Xudu e José Laurentino. “Como filho de poeta, reconheço o valor da obra de Fábio Mozart e sua importância para o estudo da história de minha terra”, disse ele. “Ter o cordel nas escolas pode representar um passo extremamente valioso para o devido reconhecimento e resgate desse tipo de literatura e dar à nova geração a oportunidade de apreciar a riqueza e expressividade da nossa cultura”, finalizou Gugu Xavier.
O autor do cordel, Fábio Mozart, foi convidado para presenciar a sessão da Câmara de Mari que apreciará o projeto. “Agradeço ao vereador Gugu Xavier por apresentar este projeto, entendendo o potencial pedagógico da nossa obra para ser utilizada no ambiente escolar, nesta cidade pela qual tenho grande afeição”, disse o poeta.
www.pccn.wordpress.com

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627