Copa 2014 trará oportunidades para o Turismo Rural

Publicado em quinta-feira, setembro 1, 2011 ·


COPA-2014Daqui a três anos o Brasil receberá a Copa 2014, mas o evento já é pauta quando o assunto é a movimentação econômica que vai causar em todo o país. Representando o Sebrae Nacional no 2º Seminário Nordeste de Turismo Rural, a analista Lara Chicuta trouxe para o público os resultados da pesquisa elaborada pela Fundação Getúlio Vargas que mapeou as oportunidades de negócios.


A pesquisa investigou nove setores nos 12 municípios que serão sede dos jogos no evento esportivo. Explorando os dados, Lara afirmou que são 929 oportunidades nacionais.


“A Paraíba não terá nenhum município participante, no entanto está estrategicamente localizada entre duas cidades que receberão a Copa 2014 e isso trará um fluxo intenso para o Estado. Nessas duas, estão mapeadas 76 oportunidades em Recife e 56 no Rio Grande do Norte”, comentou a analista.


Já para a atividade do Turismo Rural, Chicuta reforçou a interligação entre turismo, produção associada e agronegócios. “O Turismo Rural com suas atrações pode se aproveitar como forma de entretenimento para tirar o público da esfera só futebol. O agronegócio pode fortalecer sua produção de orgânicos para incrementar a alimentação dos atletas”, pontuou.


Vamos para o Brasil?


Em dados abordados pela analista retirados de uma pesquisa realizada na última Copa, que foi na África do Sul, sobre a possibilidade de participarem em 2014, cerca de 30% das pessoas entrevistadas disseram que a motivação maior de vir ao país durante o evento era tão somente por ser Brasil. A natureza, a forte cultura, a música e a gastronomia foram os principais atrativos citados.


“Entendendo esse perfil da demanda podemos aproveitar as oportunidades da melhor forma possivel. Um dos grandes ganhos é divulgar os produtos tipicamente regionais”, destacou Chicuta.


Ainda segundo a pesquisa, 42% devem vir ao país tendo como motivação principal os jogos. O restante, cerca de 10%, não tinham objetivos e perspectivas específicas.


O 2º Seminário Nordeste de Turismo Rural acontece durante esta quinta-feira, dia 01, e amanhã, 02. O evento acontece paralelo a 7ª Feira Regional de Turismo Rural, a Ruralur 2011, em Campina Grande, na Paraíba.

Érica Chianca para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627