Consumo de energia no país sobe 4,2% em 2012, diz ONS

Publicado em terça-feira, janeiro 22, 2013 ·

Consumo-de-energiaRelatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta que o consumo de energia no país durante o ano de 2012 foi 4,2% maior que o verificado em 2011. Se comparados apenas os meses de dezembro, o aumento no consumo chega a 6,3%.

De acordo com o ONS, o resultado de dezembro, que contraria o padrão para a época, é explicado principalmente pelo aumento das temperaturas acima do esperado no Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

“É importante ressaltar que a incorporação de novos aparelhos de refrigeração e ventilação para uso residencial e comercial, como resultado da melhoria de renda e da política de desoneração fiscal, tem feito com que a carga fique ainda mais sensível às oscilações de temperatura e sensação térmica”, aponta o relatório.

O texto ressalta ainda que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) da indústria, apurado pela FGV, aumentou “ligeiramente”, de 84% para 84,1% entre novembro e dezembro, e manteve-se ligeiramente acima da média histórica dos últimos cinco anos (83,6%).

A maior alta, na comparação anual, foi registrada no subsistema Nordeste, onde o consumo de energia em 2012 cresceu 7,4%. De acordo com o ONS, o resultado se deve, principalmente, à “manutenção do desempenho econômico da região” e à “carga de energia das classes comercial e residencial, reflexo do incremento da renda familiar e do avanço do emprego.”

A região Sul vem na sequencia, com aumento de 5,1%, seguida pelo subsistema Sudeste/Centro-Oeste (3,6%). Na região Norte, o consumo de energia foi 1,2% maior que em 2011.

 

G1

Comentários

Tags : , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627