Conheça a campanha por trás das fotos sem make

Publicado em quinta-feira, setembro 4, 2014 ·

A blogueira Lia Camargo não achou dificuldade nenhum em se fotografas sem make / Reprodução/ Just Lia
A blogueira Lia Camargo não achou dificuldade nenhum em se fotografas sem make / Reprodução/ Just Lia

Já percebeu como as timelines do Facebook e do Instagram estão cheias de mulheres desafiando umas às outras a compartilharem fotos de si mesmas sem maquiagem? Muitos não sabem, mas a ideia vem da campanha Stop the Beauty Madness (traduzido como Parem com a Loucura da Beleza), criada pela escritora Robin Rice.

A campanha, além de criticar a beleza utópica oriundas da publicidade, questiona os padrões de beleza que são impostos, principalmente, às mulheres.

Algumas montagens feiras pela escritora começaram a circular e abordando esta temática da rejeição que temos com nosso próprio corpo. As imagens foram se espalhando e então surgiu a ideia do tal desafio, onde uma mulher tem de publicar uma foto sua sem maquiagem e desafiar outras pessoas a fazerem o mesmo.

 

Por que aderir à campanha?

1. Saia da ditadura da beleza

Talvz o primeiro passo seja admitir que as capas e as modelos usadas nos ensaio fotográficos são, muitas vezes, vítimas da edição de fotos. A tentativa do alcance pelo corpo perfeito nas capas acabam descaracterizando uma pessoa. Quem nunca se deparou com uma atriz em uma revista e levou um susto com tamanha edição que foi feita? Pois é.

 

2. Caia fora dos esteriótipos

Por que a loira tem de ser burra? Ou a gostosona não tem nada de aproveitável na cabeça? Estamos cercados de ideais impostos com um preconceito muito velado em relação às pessoas. Se é alta, magra, gorda, baixa… Não é o tipo de coisa que realmente deveria importar.

 

3. O que é bonito e feio?

Sem cair em uma discussão filosófica sobre o belo, as pessoas têm a percepção diferente sobre os outros. O que é bonito/feio para você, não é uma regra aplicada para a opinião de todas as pessoas.

 

4. Afinal, qual é o motivo de tirar uma foto sem maquiagem ser um desafio?

Deixem o rosto descansar da maquiagem pesada que muitas vezes as meninas são adeptas. Claro, uma produção extra cai bem, mas a tal da beleza natural também é inspiradora. Muitas pessoas brincaram que levaram um “susto” com meninas sem maquiagem, já que não estão acostumados com a cara limpa de muita gente.

 

5. Não é só maquiagem!

Uma ditadura do cabelo perfeito também já foi imposta. Ano após ano, mais e mais pessoas adotam a escova progressiva para ficar com os fios lisos. O argumento é o fato de o cabelo chapado ser mais prático de cuidar. Realmente, pode até ser. Porém perde-se o charme da identidade única e faz os cachos rebeldes entrarem em um patamar de raridade.

 

diariosp

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627