Conheça 4 tipos de hepatite viral e saiba como se prevenir

Publicado em terça-feira, novembro 10, 2015 ·

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Já falamos sobre a hepatite C diversas vezes. Além dela, outros tipos da doença rondam nosso dia a dia e, por isso, olho aberto! A seguir, você conhece sintomas das hepatites e como se prevenir.

Hepatite A

Doença autolimitada, é comum e mais suave em crianças, que acabam se recuperando naturalmente. Em adultos, o quadro tende a ser grave porque, apesar de não possuir características crônicas, a hepatite A pode até mesmo se transformar em uma hepatite fulminante, exigindo que um transplante de fígado seja feito com urgência. A transmissão se dá por via oral (água e alimentos contaminados) e tanto a vacina contra a hepatite A quanto a melhora do saneamento básico em várias regiões têm contribuído para a redução progressiva do número de casos da doença.

Hepatite B

Considerada uma doença sexualmente transmissível, a hepatite B é transmitida por sangue, sêmen ou secreções vaginais e, por isso, sua prevenção é muito similar à do HIV: evitar o compartilhamento de seringas, lâminas, alicates de cutícula e usar preservativo em todas as relações sexuais. Existe também a vacina contra ela, que deve ser tomada em três doses (um reforço pode ser necessário se os anticorpos que protegem o organismo contra o vírus estiverem em baixa quantidade no sangue). Geralmente, a doença tem cura espontânea, porém, na forma crônica é tratada com o uso de antivirais – se isso não acontecer, ela pode evoluir para cirrose hepática ou câncer de fígado.

Hepatite D

Também conhecida como hepatite Delta, é causada por um vírus que depende da presença do da hepatite B para sobreviver e infectar uma pessoa. Portanto, ao se prevenir contra a B, automaticamente, evita-se a D.

Hepatite E

Relativamente rara no Brasil, sua transmissão acontece do mesmo modo que a da hepatite A, ou seja, por meio de água e alimentos contaminados. É mais perigosa para gestantes, pois as mudanças hormonais em seus organismos fortalecem o vírus. Não se torna crônica.

Revista Corpo a Corpo

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br