Congresso internacional discute educação e trabalho entre os jovens

Publicado em quarta-feira, maio 11, 2011 ·

juventudeNesta quarta e quinta-feira estará sendo realizado na Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, o VII Congresso Internacional “Cultura do trabalho: novos cenários educativos e laborais”. “A ideia é promover um espaço para a troca de informações sobre o tema entre vários setores da sociedade: jovens, empresários, poder público, acadêmicos. Para que cada setor possa compartilhar que ações está realizando”, explica Paula Leduc, da Fundação Inclusão Social Sustentável, responsável pelo evento.

O Congresso entra na sua 7ª edição, com muito temas já tendo sido abordados, como valores e inclusão social. “O tema do trabalho está em contínua transformação. Nesse sentido, o Congresso também se renova a cada ano”, avalia Paula. Palestras com especialistas, oficinas, debates, feira de microempreendedores, dentre outros, fazem parte da programação.

Para 2011, o assunto proposto alia trabalho e educação, dentro de um contexto, segundo o texto do projeto do Congresso, de uma recente mudança nos paradigmas dessas questões, sendo necessário mudar conceitos e levantar questões. “É imperante mostrar os avanços e diálogos a respeito dessas mudanças e incorporar a visão de todos os setores responsáveis”, assinala o texto.

De acordo com Paula, “a cultura do trabalho está presente em todas as etapas da vida, mesmo para quem não está trabalhando, ou mesmo quando se está apenas na escola”. Para ela, os valores que devem estar presentes na vida laboral, como o trabalho em equipe, começam a ser promovidos desde cedo.

“Já tivemos muitos avanços dentro desta temática”, avalia Paula. Ela explica que, a partir da realização do Congresso, muitas redes de trabalho puderam ser formadas. “Além da discussão acadêmica, promove-se uma grande rede de contatos”, afirma.

A programação começa na manhã do dia 11 com uma Mesa que irá reunir representantes de governos, de diferentes âmbitos (federal, estadual e municipal), para discutir “As políticas públicas para favorecer a conclusão do ensino e o desenvolvimento do emprego”. E segue durante todo o dia, encerrando-se apenas no dia seguinte (12) com a presença de Walter Grahovac, Ministro de Educação da província de Córdoba.
Para participar, basta inscrever-se no site do evento: http://www.inclusionsocial.org/7CONGRESOINTERNACIONAL/

Fonte: Adital
Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627