Congelamento do Mar Báltico fora de época bate recorde

Publicado em sexta-feira, abril 5, 2013 ·

 

 Congelamento do Mar Báltico fora de época bate recorde, área de 176 mil km² está coberta de gelo no início da primavera. Navios quebra-gelo abrem caminhos para permitir navegação. (Foto: Anders Wiklund/Scanpix Sweden/AP) Navio Soderman navega no mar Báltico congelado (Foto: Anders Wiklund/Scanpix Sweden/AP)

No início desta semana, 176 mil quilômetros quadrados do Mar Báltico estavam cobertos por gelo, um recorde para esta época do ano, desde as primeiras medições feitas na década de 1960 pelo Instituto Meteorológico e Hidrológico da Suécia

O período em que o gelo atinge o seu tamanho máximo geralmente acontece em janeiro.

Em um mapa, isso significa que cerca de metade das partes centrais e do norte estão congeladas. Ao norte, o gelo é muito grosso e difícil de romper. Partes do sul do Mar Báltico também estão tomados por gelo, de Estocolmo até o arquipélago de Västervik.

A Administração Marítima Sueca mantém todos os seus cinco navios quebra-gelo em atividade.

Navio utiliza canal aberto por navio quebra-gelo no mar Báltico, na Suécia (Foto: Anders Wiklund/Scanpix Sweden/AP)Navio utiliza canal aberto por navio quebra-gelo na Suécia (Foto: Anders Wiklund/Scanpix Sweden/AP)
Embarcação de passageiros navega em canal no gelo feito por um navio quebra-gelo em direção à ilha Husaro (Foto: Anders Wiklund/Scanpix Sweden/AP)Embarcação de passageiros navega em canal no gelo feito por um navio quebra-gelo em direção à ilha Husaro (Foto: Anders Wiklund/Scanpix Sweden/AP)
G1

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627