educação

Como o ensino EaD pode ajudar a educação em tempos de isolamento social?

Publicado em terça-feira, Março 23, 2021 ·

O EaD, ou o Ensino à Distância, há tempos deixou de ser uma tendência e se tornou uma realidade. Os motivos para isso são vários e apenas para listar alguns exemplos: 

No contexto de pandemia e da necessidade de isolamento social, o Ensino à Distância surge como a solução mais eficiente para o segmento da educação. Saiba mais sobre como o EaD pode ser útil conferindo os tópicos abaixo. 

As vantagens do EaD no período de isolamento social

O Ensino à Distância já demonstrava uma série de benefícios antes mesmo do mundo se render à pandemia de Coronavírus. Diante então da necessidade de medidas de isolamento social, ele se tornou o antídoto para assegurar a continuidade do ensino.

Sobretudo, é interessante mencionar que o EaD não é a luz no fim do túnel apenas para escolas, universidades e demais instituições de ensino. Ele também é um grande aliado de quem pretende investir em um curso online para garantir uma renda extra, por exemplo.

Para que o Ensino à Distância ofereça resultados eficientes, é necessário ter à disposição uma plataforma adequada para esse fim. Hoje em dia é possível contar com várias, todas elas com as suas particularidades e funcionalidades próprias.

Além disso, é importante também investir em outros recursos, como um bom serviço de hospedagem de sites. E nesse caso, um servidor VPS é uma boa alternativa.

Esse tipo de hospedagem oferece recursos mais avançados como poder de processamento mais rápido e gerenciamento. Um servidor vps significa Virtual Private Server que é uma tecnologia de hospedagem de sites virtualizada. 

Diante de tudo isso, saiba a seguir como o Ensino à Distância pode ajudar a educação em tempos de isolamento social. 

Flexibilidade de horários

Na maioria dos casos, o Ensino à Distância possibilita que o aluno organize a própria agenda de aulas e a realização das avaliações. Isso é bastante vantajoso para quem necessita conciliar horários de estudo com outros compromissos.

Isso contribui para estimular cada vez mais pessoas a investirem em adquirir conhecimentos, especialmente quando o isolamento social provocado pela pandemia dificulta as aulas presenciais.

Custos mais baixos

O Ensino à Distância também representa menos gastos financeiros para os estudantes. A possibilidade de receber os conteúdos em casa, na tela do smartphone ou do Desktop, ajuda a economizar com meios de transporte e alimentação.

Com isso, o investimento em um curso EaD é uma excelente iniciativa no contexto da educação. Nos últimos anos, muitas universidades e centros educacionais investiram pesado na oferta de cursos EaD. 

Além de ser mais acessível para o aluno, os custos para as universidades também são muito vantajosos em médio e longo prazo.

Certificado também é valorizado

Durante algum tempo o público questionava a qualidade e a eficiência do Ensino à Distância. Porém, essa modalidade já está estabelecida como um bom método de ensino.

A qualidade das plataformas utilizadas, assim como das metodologias utilizadas pelos professores, assegura a eficiência do EaD. Além do mais, de acordo com o MEC (Ministério da Educação), o diploma do curso EAD tem a mesma relevância e credibilidade do curso presencial.

Sem barreiras geográficas

O EaD é um incentivo para as pessoas estudarem, especialmente para quem reside nas comunidades do interior localizadas em regiões distantes da área urbana.

A distância deixa de ser uma barreira quando se trata de aulas ministradas via online. Isso contribui para que pessoas de outras cidades ou Estado tenham condições de frequentarem algum determinado curso.

Gamificação

O uso de jogos digitais no ensino é uma forma atrativa de engajar alunos e se adapta perfeitamente para transmitir determinados conteúdos.

Isso serve para conferir uma dinâmica diferenciada de ensino, atraindo mais a atenção dos estudantes.

Como escolher a plataforma de Ensino à Distância mais adequada para as suas necessidades

O EaD traz várias vantagens para a educação, tornando o ensino mais acessível para as pessoas e até mais atrativo. No caso do distanciamento social causado pela pandemia, o EaD é a solução ideal.

Porém, para que ele seja realmente eficiente, é preciso contar com alguns recursos. Uma hospedagem de site com um servidor VPS é um exemplo disso, pois apresenta um bom suporte de tráfego.

Como o EaD envolve muitos vídeos, é preciso ter uma boa estrutura para suportar esses formatos de arquivos e vários alunos acessando ao mesmo tempo. Então, a estabilidade dos recursos e infraestrutura de dados faz toda a diferença. 

Outro aspecto importante para que o EaD realmente contribua com o processo educacional é ter à disposição uma boa plataforma. Atualmente existem várias plataformas que auxiliam na gestão e aplicação do Ensino à Distância.

No entanto, é necessário optar pela plataforma ideal. Existem aquelas que são adequadas para universidades, outras são perfeitas para quem pretende criar algum curso online. Diante disso, conheça algumas características que uma boa plataforma EaD deve ter. 

Capacidade de integração com outras plataformas

É importante que a plataforma escolhida tenha condições de ser integrada com outras ferramentas e tecnologias capazes de torná-la mais completa e eficiente.

Exemplos de algumas dessas ferramentas que podem ser integradas a uma plataforma pode ser um site ou media center, sistemas de pagamento, módulos de gestão e outros.

Por essa razão, antes de se decidir por uma plataforma, avalie se ela atende a todas as particularidades que o seu projeto educacional vai exigir. Avalie também se essa integração é intuitiva e pode ser feita de forma simples e rápida, sem que você precise de uma equipe.

Responsividade

No contexto atual, várias pessoas acessam a internet por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets. É aí que a responsividade se torna uma característica fundamental.

A responsividade é um dos pilares do que chamamos hoje de Experiência do Usuário e ela é fundamental para qualquer projeto online, especialmente quando se trata de Ensino à Distância.

Esse recurso consiste na adaptação de um conteúdo em qualquer dispositivo. Ou seja, o mesmo conteúdo se adapta automaticamente em qualquer tela, seja um celular, uma TV smart, um notebook ou um tablet. 

Segurança

Pesquise se a plataforma que você tem em mente funciona em protocolos https e se possui uma boa proteção contra invasores. 

É óbvio que transmitir o conteúdo em larga escala e com alta qualidade é fundamental, mas lembre-se de priorizar pela propriedade do material desenvolvido.

Alguns exemplos de plataformas EaD que possuem bons recursos são o Moodle, a Sambatech e a Hotmart.

O Ensino à Distância já é uma realidade nos dias de hoje

E é por meio dele que é possível assegurar a qualidade do ensino em tempos de pandemia e isolamento social.

Com uma boa plataforma, um bom serviço de hospedagem de sites (pode ser um servidor VPS) e uma metodologia de ensino adequada, se torna possível garantir para as pessoas um conteúdo de qualidade.

Por essa razão, vale conhecer as ferramentas utilizadas e a dinâmica do Ensino à Distância. Com isso, escolas, universidades e empreendedores de uma forma geral podem contribuir com a continuidade da educação em tempos de pandemia.  

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627