A Associação Paraibana de Professores (ASPAP) vai realizar no próximo dia 28, em Gurinhém, o I Encontro Intermunicipal de Professores, que discutirá o tema “Educação e Meio Ambiente”.
As inscrições começam nesta segunda-feira (9). Para os que vão apresentar trabalho, o prazo final é dia 20; os que não farão apresentação poderão se inscrever até minutos antes do evento.
No ato de credenciamento, os participantes devem apresentar original do comprovante de pagamento para validar a inscrição e confirmar certificação. Valor cobrado varia entre R$ 15,00 e R$ 20,00.
Confira todos os detalhes do encontro:
Primeiro Encontro Intermunicipal de Professores
Educação e meio ambiente: (Re)pensando o ambiente humano
28 de maio de 2011
O Encontro Intermunicipal de Professores é uma iniciativa da Associação Paraibana de Professores (ASPAP) e objetiva reunir profissionais do magistério público da Educação Básica dos principais municípios da Paraíba para discutir temas urgentes das agendas locais de educação. Este ano serão realizados 3 (três) grandes encontros intermunicipais de professores (Gurinhém, Pirpirituba e Guarabira).
O Primeiro Encontro Intermunicipal de Professores acontecerá no município de Gurinhém, reunindo 150 (cento e cinquenta) professores de dezenas de municípios do estado. Neste primeiro encontro, a ASPAP discutirá o tema Educação e Meio ambiente, objetivando fomentar a socialização de estudos e pesquisas que considerem a importância da educação ambiental na transversalidade do currículo escolar.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO
. Com apresentação de trabalho: 9 a 20 de maio de 2011
. Sem apresentação de trabalho: 9 a 28 de maio de 2011
MODALIDADE DE PARTICIPAÇÃO
. Participante convencional (sem apresentação de trabalho);
. Participante apresentador/a de trabalho (Resumo expandido).
MODALIDADE DE TRABALHO
. Comunicação Oral Dialogada – apresentação oral de pesquisa concluída ou em andamento, com debate e discussão.
PROGRAMAÇÃO
7h30 – Credenciamento dos participantes (EMEF Serafina Ribeiro).
8h – Abertura do evento (EMEF Serafina Ribeiro).
8h30 – Palestra de abertura: “Educação e meio ambiente: o papel dos professores e da escola”, com o prof. Me. Valnir de Meneses Campos (ASPAP – Guarabira).
9h30 – Intervalo para o lanche (Sob responsabilidade de cada participante).
9h50 – Rodas de conversa (EMEF Serafina Ribeiro)
Sala 1 – Educação ambiental e recursos hídricos: impasses, controvérsias e o desafio da sustentabilidade, com o Prof. Esp. Edno Paulino de Luna (ASPAP – Sobrado) e Prof. Esp. Josias Silvano de Barros (ASPAP – Gurinhém).
Sala 2 – Educação ambiental e ecologia urbana: refletindo sobre as faces da cidade, com o prof. Esp. Joel Cavalcante Martins (ASPAP – Alagoinha) e a profa. Esp. Glaucenilda da Silva Grangeiro (ASPAP – Guarabira).
Sala 3 – Educação ambiental na escola do campo: o fazer da escola, com prof. Me. Valnir de Meneses Campos (ASPAP – Guarabira).
Sala 4 – Ecologia social a partir da escola: A perspectiva transversal da pedagogia de projetos, com o prof. Me. Assis Souza de Moura
12h – Intervalo para almoço (Sob responsabilidade de cada participante).
14h – Finalização das Rodas de conversa com o encaminhamento de propostas (Recomendação pública) .
14h30 – Apresentação de trabalhos – Resumos expandidos (nas Salas 1 e 3)
16h – Intervalo para lanche (Sob responsabilidade de cada participante).
16h20 – Solenidade de encerramento (Apresentação da ASPAP, criação da Seção Municipal de Gurinhém e entrega dos certificados).
Para maiores informações, envie e-mail para aspapgestor@gmail.com ou ligue para (83) 8864-5847
VALORES E PRAZOS DE INSCRIÇÃO
Participantes |
Até 20/05* |
Sem apresentação de trabalho |
R$ 15,00 |
Com apresentação de trabalho |
R$ 20,00 |
* Após o dia 20 de maio, não serão aceitas inscrições com apresentação de trabalho. No período de 21 a 28 de maio, o valo das inscrições será de R$ 20,00 (vinte reais) para todos.
1. O evento acontecerá na EMEF Serafina Ribeiro, Centro, Gurinhém (PB), reunindo professores/as e estudantes de licenciaturas de mais de 10 municípios vizinhos. Por isso, as VAGAS SÃO LIMITADAS, sendo oferecidas apenas 30 (trinta) vagas para cada roda de conversa;
1.1 No dia do evento (28/05), a Comissão Organizadora não receberá inscrições caso o número de participantes inscritos totalize 150 (cento e cinquenta pessoas);
1.2 No formulário de inscrição, o participante deverá optar por APENAS uma das rodas de conversa;
1.3 Todos os participantes receberão, no final do evento, certificado de participação, mediante análise das listas de frequência e conforme o formulário de inscrição;
2. Para este evento, serão aceitos APENAS trabalhos que apresentem resultados finais ou parciais de pesquisas ou experiências educativas voltadas para o tema do evento;
3. Cada autor poderá enviar, no máximo, 2 (dois) trabalhos, sendo um como AUTOR e outro como COAUTOR. TODOS OS AUTORES E COAUTORES DEVEM SE INSCREVER NO EVENTO;
3.1 Os trabalhos efetivamente aprovados e apresentados serão publicados em Anais Eletrônicos (CD-Rom, com ISBN);
4. Serão aceitos apenas trabalhos caracterizados como RESUMOS EXPANDIDOS, com, no mínimo, 3 (três) e, no mínimo, 5 (cinco) páginas, incluindo-se as referências – exclusivamente as que forem citadas no texto – e com até DOIS AUTORES, seguindo as normas atuais da ABNT, sob pena de não aprovação;
5. Para se inscrever, o interessado deve baixar o formulário de inscrição no seguinte endereço (http://www.4shared.com/document/hMd2uGC8/formulario_inscricao_encontro_.html), preencher e enviar para o e-mail: aspapgestor@gmail.com, juntamente com cópia do comprovante de depósito bancário no valor específico da inscrição;
5.1 Para os participantes que não forem inscrever trabalhos, o procedimento de inscrição é o mesmo: baixar o formulário, preencher e enviar por e-mail, conforme descrito no item 5, acima;
5.2 No ato de credenciamento, os participantes devem apresentar original do comprovante de pagamento para validar a inscrição no evento e confirmar certificação;
6. O pagamento da inscrição deverá ser efetuado UNICAMENTE por depósito bancário no Banco do Brasil, Agência: 0527-4, Conta Poupança: 8.619-3, Variação 1, em favor de Assis Souza de Moura, representante da Coordenação geral do evento;
6.1 O valor pago pela inscrição cobrirá apenas as despesas com material didático, CD-ROM (para os apresentadores de Resumos Expandidos) e participação na palestra e em 1 (uma) roda de conversa;
6.2 Para pagamentos efetuados após 20 de maio de 2011, no caso de apresentadores de trabalhos, a Comissão Organizadora não se responsabilizará pela publicação dos trabalhos nos Anais do encontro;
7. A Comissão Organizadora do evento reserva-se o direito de proceder a substituições e ajustes em relação aos especialistas convidados/as;
8. Os autores, ao enviarem o texto para avaliação, estarão cedendo à Universidade Livre de Educação Continuada – UniLEC, a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido trabalho, em todas as edições em português, em versão impressa e eletrônica (CD-Rom e internet).
Normas para publicação de resumos expandidos
Os trabalhos – Resumos Expandidos – devem ser encaminhados obedecendo às normas de formatação especificadas neste item:
1. Tamanho do papel: formato A4 (210 x 297 mm), com orientação retrato, margens (superior, inferior, esquerda e direita) com 2,5 cm, em arquivo no formato EXCLUSIVAMENTE .rtf.(Para baixar o arquivo, acesse: http://www.4shared.com/file/ox9ctUpC/formulario_resumo_expandido_en.html);
2. Pedimos que as páginas não sejam enumeradas nem apresente qualquer tabulação no texto e sem notas de rodapé;
3. Fonte: Arial, tamanho 12 (para corpo de texto) e 10 (para citações diretas recuadas);
4. Exigimos alinhamento justificado para todo texto; título do texto em maiúsculo/negrito centralizado e, logo abaixo, nome do autor e/ou coautor completo, com alinhamento à margem direita, acompanhado do nome da instituição a que ele pertence (escola, universidade ou outra) e e-mail pessoal de cada autor, logo abaixo do respectivo nome;
5. Devem ser observadas as normas atuais de apresentação da ABNT para referenciais e citações, sob pena de não aprovação.
REALIZAÇÃO
Associação Paraibana de Professores
Conselho Gestor
Seção Municipal de Gurinhém
Apoio cultural
Universidade Livre de Educação Continuada
Companhia Nacional dos Autores
Secretaria Municipal de Educação de Gurinhém
EMEF Serafina Ribeiro
COMISSÃO ORGANIZADORA
Assis Souza de Moura
Josias Silvano de Barros
Coordenação geral
Glaucenilda da Silva Grangeiro
Joel Martins Cavalcante
Simone Rodrigues dos Santos
Valnir de Menezes Campos
Welita Gomes de Almeida
Organização
Iolanda Paula de Lima Brito Mata
Welita Gomes de Almeida
Severino Ivanoe Rodrigues
Coordenação pedagógica
Edineide Dias de Aquino
Herline de Pontes Simões
Jociane Pâmera
Monitoria
Herlane Pontes de Simões
Angélica de Paula
Jose Damasio
Apoio estrutural
Gurinhém – Paraíba
Maio de 2011
Redação/Focando a Notícia
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