Com base em reportagem do PBAgora MPF vai investigar ingresso de alunos em universidade filantrópica da PB sem processo seletivo

Publicado em sábado, Fevereiro 1, 2014 ·

professoraO Ministério Público Federal (MPF) vai investigar denúncia de que estudantes de instituições particulares estariam ingressando em cursos de graduação do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) sem passar por processo seletivo e obter aprovação. A denúncia foi feita pelo PBAgora em matéria publicada na última sexta-feira (31).

A reportagem assinada pelo jornalista Henrique Lima, motivou o MPF a investigar o caso. A reportagem “Universidade filantrópica descarta vestibular e privilegia alunos do Colégio Geo para ingresso”, foi fundamentada com base em uma denúncia formulada pelo presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) João Agostinho que se mostrou inconformado com a medida.

Na denúncia, o dirigente estudantil já alertou, que o assunto exigia uma reflexão por parte do Ministério Público da Paraíba. Ele chegou a classificar a parceria Unipê e Geo como sendo feita de forma “imoral, visto que o aluno Geo escolhe o curso que deseja cursar e basta pagar a matricula e as mensalidades, para ter acesso a instituição.

A partir da denúncia veiculada pelo PBAgora, o Mistério Público Federal resolveu entrar no caso e apurar os fatos. A informação de que estudantes do Colégio Geo, de João Pessoa, entram na graduação da referida faculdade sem processo seletivo, será apurada.

Segundo o procurador-chefe do MPF na Paraíba, Rodolfo Alves Silva, acesso à educação é matéria que afeta à União. “A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) prevê no parágrafo único doartigo 44 que os resultados do processo seletivo serão tornados públicos pelas instituições de ensino superior, sendo obrigatória a divulgação da relação nominal dos classificados, a respectiva ordem de classificação, bem como do cronograma das chamadas para matrícula, de acordo com os critérios para preenchimento das vagas constantes do respectivo edital”.

Ele observa que outras denúncias sobre esse assunto podem ser enviadas ao MPF através do Portal do Cidadão, no endereço cidadao.mpf.mp.br ou pessoalmente nas sedes do MPF em João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Patos.

Link da notícia do Portal PB Agora:

Universidade filantrópica descarta vestibular e privilegia alunos do Colégio Geo para ingresso http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20140130183828&cat=paraiba&keys=-universidade-filantropica-descarta-vestibular-privilegia-alunos-colegio-geo-ingresso

Severino Lopes 

PBAgora

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627