Coceira pode ser um sinal de alerta da pele de que algo está errado

Publicado em quinta-feira, outubro 2, 2014 ·

coceiraSabe quando vem aquela coceirinha chata? O que isso significa? A pediatra Ana Escobar explicou no Bem Estar desta quinta-feira (2) que a coceira pode ser um pouco psicológica, mas pode também indicar algum problema. Segundo a dermatologista Márcia Purceli, ela é também uma mensagem, um sinal de alerta da pele de que algo está errado – as causas são diversas e podem ser simples, como pele seca, alergias ou micose, por exemplo, ou ainda graves, mas essas são menos comuns.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Algumas pessoas têm a pele mais sensível e sentem vontade de se coçar a todo momento – é a chamada urticária de pressão, que significa que qualquer coisa que pressione mais a pele, até mesmo a roupa, já causa vermelhidão e uma coceira incontrolável.

Para detectar o problema, há um teste caseiro – pegue uma ponta de uma régua e “raspe” um pouco na pele para ver se fica vermelho e coça. A pediatra Ana Escobar explica ainda que existe outro tipo de urticária, que é a emocional, causada pelo estresse.

Há ainda a hipersensibilidade ao contato com determinadas substâncias, que pode provocar reações alérgicas, a chamada dermatite de contato. Um exemplo é a dermatite perioral, causada pelo flúor da pasta de dente, como alertou a dermatologista – nesse caso, a solução é evitar o contato com a substância causadora, ou seja, procurar uma pasta sem flúor. Outra causa de coceira é a pele seca – para evitar, a dica é usar hidratante, não ficar muito tempo no banho e evitar a água muito quente.

Corpo x mente
Tem gente que acha que o corpo e a mente não se misturam, mas não é bem assim – como explicou o psiquiatra Daniel Barros, eles funcionam de maneira integrada. Quando a pessoa está estressada, por exemplo, ela adoece e pode ter ainda reflexos no corpo, como a queda de cabelo. Já quem tem determinadas doenças de pele, como psoríase ou vitiligo, também pode sofrer consequências do estresse e os sintomas podem piorar bastante. Para prevenir esses efeitos, a dica do médico é procurar mudanças no estilo de vida .

 

 

G1

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627