Cinco truques ensinam a conviver bem com a dentadura

Publicado em domingo, outubro 20, 2013 ·

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

As dentaduras são boas opções para quem perdeu os dentes. Além do sorriso, a prótese tem papel fundamental para a pessoa comer e falar normalmente. Mas, antes de chegar à plena adaptação, é possível que haja algumas dificuldades.

 

Algumas pessoas queixam que a dentadura está frouxa, mas pode levar algum tempo até que os músculos das bochechas e da língua aprendam a mantê-las em posição. Outros problemas comuns são o aumento de salivação, irritação e feridas. A boa notícia é que, na maioria dos casos, esses problemas são passageiros.

 

Para facilitar é aconselhável seguir algumas recomendações, inclusive para se alimentar. O melhor é dar preferência a alimentos moles cortados em pedaços pequenos e evitar alimentos quentes ou duros e ossos ou cascas com pontas afiadas. Mastigar dos dois lados evita que as dentaduras se desloquem. Volte à sua dieta gradualmente.

 

Para ajudar na fala, ler em voz alta e repetir palavras complicadas são boas dicas. Falar devagar evita que a dentadura faça barulho. E se a prótese escorregar, a reposicione mordendo delicadamente e engolindo. O importante é fazer o acompanhamento com o dentista logo depois de colocar a dentadura periodicamente.

 

O cirurgião-dentista, Mauro Piragibe, consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), deu algumas dicas para conviver bem com os novos dentes.

 

1- Manter a prótese com boa higienização. Escová-la sempre após as refeições com a escova dental e pasta de dente. A prótese acumula alimentos e isso provoca mau hálito.

 

2- Sempre retirar a prótese ao dormir, mantendo-a em um recipiente com água. A remoção faz com que a gengiva “descanse”.

 

3- 5 anos é um bom período para troca, mas é aconselhável uma consulta no dentista de seis em seis meses ou anualmente. A desadaptação com o passar do tempo é normal.

 

4- Ao colocar uma prótese nova é preciso alguns dias na adaptação da fala. É
como se estivesse usando um sapato novo, é preciso se adaptar.

 

5- O uso de pastilhas efervescentes na higienização da prótese ajuda na limpeza. É um coadjuvante na higienização.

 

Dentadura

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627