Cepef promove 5ª edição do Curso de Formação Política para Leigos

Publicado em quinta-feira, Janeiro 23, 2014 ·

cefepCom o objetivo de fomentar um pensamento social à luz da doutrina da Igreja, teve início, no dia 19, a etapa presencial da  5º edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos, em Brasília (DF). Participam lideranças das comunidades eclesiais, pastorais sociais, movimentos, conselhos de leigos e organismos, bem como pretendentes a cargos em instâncias políticas. Também integram o grupo militantes em partidos, sindicatos e conselhos municipais.

O curso prosseguirá até 1º de fevereiro e a segunda etapa presencial está marcada para janeiro de 2015. Na foto, alunos da edição de 2012/2013.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

A formação dos leigos para a missão política é compromisso do Centro Nacional de Fé e Política Dom Hélder Câmara (Cefep), criado pela CNBB. O organismo promove, há 8 anos, o curso por meio da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato.

O bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão para o Laicato, dom Severino Clasen, recorda as palavras do papa Francisco na Exortação Apostólica “Alegria do Evangelho”, na qual diz que a “dimensão social da evangelização” deve ter um sentido autêntico e integral na missão evangelizadora da Igreja.

“No cotidiano que o Evangelho se torna novidade, nós nos enchemos de alegria para testemunhar ao mundo que ser cristão é ser feliz. Que as palavras do papa Francisco estimulem a cada um, os que administram, coordenam e usufruem do saber para a construção de um mundo melhor”, disse o bispo.

Metodologia

O curso conta com a participação de professores e especialistas que desenvolvem temas como “Fé e Política na Bíblia”, “História da Política e da Economia”, “Ensino Social da Igreja”, “Comunicação e Política”, entre outros.  Tem duração de um ano e meio, totalizando 360 horas-aula.

Metade do curso tem aulas presenciais, em Brasília (DF), e inclui visitas técnicas ao Congresso Nacional e a outras entidades. A outra metade será na modalidade à distância, em parceria com a PUC/Rio, com certificado de especialização ou extensão universitária. Ao final, o participante deve apresentar uma monografia com orientação específica.

Resultados

De acordo com o secretário executivo do Cefep, padre Ernane Pinheiro, os alunos do curso vêm de diversas partes do Brasil, onde participam das Escolas de Fé e Política nas dioceses e regionais e já possuem experiência na política. “Nós continuamos animando os participantes para que levem esses aprendizados para suas comunidades, propondo um intercâmbio entre fé e política”, disse.

O curso é realizado deste 2006, em Brasília. As edições anteriores resultaram na publicação do livro “Os cristãos leigos no mundo da política à luz do Concílio Vaticano II”, que traz depoimentos de ex-alunos que relatam o engajamento na política a partir de uma atuação cristã.

Informações sobre as próximas edições do curso pelo e-mail:  cefep@cefep.org.br

 

CNBB

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627