Censo aponta redução no número de alunos nas escolas públicas da Paraíba

Publicado em terça-feira, outubro 6, 2015 ·

sala-de-aulaA Paraíba perdeu 77.104 alunos nas escolas da rede pública estadual e municipal. Isso é o que se observa quando comparado o total de alunos matriculados no ano passado e este ano. Os dados são do resultado preliminar do Censo Escolar 2015, estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgado na edição de ontem no Diário Oficial da União. O levantamento mostra que a maior perda de alunos aconteceu nas séries que compõem o Ensino Fundamental, cuja redução foi de 7,37%. Do total de perdas de matrículas, 6.919 foram na rede pública de ensino de João Pessoa.

ACOMPANHE O FOCANDO A NOTÍCIA NAS REDES SOCIAIS:

FACEBOOK                TWITTER                    INSTAGRAM

De acordo com a pesquisa, o número de estudantes matriculados nas escolas de ensino fundamental das redes municipal e estadual de toda a Paraíba caiu de 477.746 no ano passado para 444.931 este ano, o que representa uma perda de 32.815 alunos. Esse déficit, segundo informou a Secretaria de Estado de Educação, “se deve ao processo de migração do banco de dados do Sistema Saber (SEE) para o Educacenso (MEC)”. A assessoria de comunicação da pasta informou ainda que “tal retração será corrigida no período de retificação, que se estende até novembro, quando será feita a remigração dos dados de algumas escolas que tiveram erro no processo de migração”.

Entre as cidades que apresentaram perda está João Pessoa. Conforme o Censo Escolar 2014, um total de 59.703 alunos se matricularam nas escolas de ensino fundamental da capital enquanto que este ano o número foi de 57.859, um total de 1.844 alunos a menos nas salas de aula do 1º ao 9º ano.

Além do Ensino Fundamental, uma redução significativa no quantitativo de matrículas foi registrado nas salas de aula da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Conforme o levantamento, em 2014 o Estado matriculou 150.980 alunos nessa modalidade de ensino, enquanto que este ano foram matriculados 118.398, uma redução de 32.582 matrículas.

Já no Ensino Médio, em todo o Estado o Inep contabilizou 111.613 alunos frequentando as salas de aula do 1º ao 3º ano do Ensino Médio no ano passado. Este ano, contudo, foram registradas 101.974 matrículas nessas séries, o que representou um decréscimo de 9.639 estudantes matriculados nessa fase da vida escolar. (Colaborou Katiana Ramos) .

OTHACYA LOPES

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br