Candidato a prefeito de Itabaiana revela projeto para desenvolver cultura e turismo

Publicado em sexta-feira, julho 15, 2011 ·

1914160-0521-atm14O advogado Zé Ramos, pré-candidato a prefeito de Itabaiana em 2012, revelou que pretende debater com a sociedade itabaianense um projeto que contemple o desenvolvimento cultural e turístico do município, valorizando sua importância histórica no contexto paraibano. Para ele, Itabaiana possui potencialidades turísticas insuspeitas, bastando apenas explorar essa capacidade não posta em termos de desenvolvimento sustentável. “Vamos convocar a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Turismo do Estado, onde temos nosso conterrâneo Walter Aguiar, para uma ação conjunta na formatação da futura implantação deste projeto, contando ainda com o Sebrae e Sesc”, afirmou Zé Ramos.


A partir da formação de uma equipe técnica, seria estudado um plano de ações de apoio às potencialidades turísticas do município, que vão desde as belezas naturais  à gastronomia, museu e artesanato, grupos folclóricos e, principalmente, exploração do fato histórico da mais importante batalha travada na Paraíba entre os republicanos da Confederação do Equador que lutavam contra o absolutismo do Império e os Legalistas aliados de D. Pedro I. “Só esse nicho de mercado turístico cultural e mais o fato de sermos berço do mestre Sivuca já é mote para importantes ações culturais atraentes para visitantes de todos os recantos do Brasil”, acredita Zé Ramos. Ele diz sonhar com projetos de exibição teatral periódica da batalha do Riacho das Pedras, festivais de sanfoneiro e outras ações ligadas ao turismo a partir das potencialidades do município.

O turismo cultural está se desenvolvendo cada vez mais no mundo todo. Além de diversão, os roteiros turísticos culturais agregam conhecimento e bagagem cultural para os turistas. Conhecer novas culturas, fatos históricos e locais importantes aumenta a experiência e a vivência cultural das pessoas.

Os governos e as agências de turismo têm investido cada vez mais neste tipo de turismo. A pressão social para que locais culturais, principalmente históricos, sejam preservados e restaurados também tem contribuído muito para o desenvolvimento do turismo cultural.

“Temos tudo para constar com méritos no roteiro do turismo cultural da Paraíba, quem sabe formatando um itinerário que envolva os demais municípios do vale do Paraíba, pois temos sem dúvidas grande representação cultural”, disse Zé Ramos, acrescentando que pretende conversar com os gestores de cultura da cidade e dialogar ainda com o Conselho Municipal de Cultura, além das associações ligadas ao tema. “Temos em Itabaiana mais de trinta blocos de caboclinhos e bois de carnaval;  por que não realizar um festival anual dessa manifestação folclórica que tem raízes na nossa cultura popular?”, finalizou.





Fonte: wordpress
Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627