Campus de Araruna sedia segunda etapa regional da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicado em domingo, setembro 8, 2013 ·

uepb ararunaPela primeira vez o Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Campus VIII, em Araruna, vai sediar uma etapa regional da 35ª Olimpíada de Matemática – Nível Universitário. Coordenada pelo professor Vital Araújo Barbosa de Oliveira, a olimpíada acontece no dia 21 de setembro, a partir das 14h, e terá duração de quatro horas.

De acordo com o professor Vital Araújo, podem se inscrever estudantes de graduação de todas as instituições de ensino superiores da Paraíba, das disciplinas de Matemática, Física, Engenharia Civil e Ciências Contábeis.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

O professor, que também é o coordenador regional das olimpíadas, adiantou que a prova será composta por questões de múltipla escolha, tendo entre cinco e 20 questões. Além das medalhas e certificados, os estudantes com melhor desempenho serão convidados a participar da fase nacional que está prevista para ser realizada nos dias 19 e 20 de outubro.

Os vencedores participam da Semana Olímpica, evento que dá início ao processo de seleção para integrar as equipes que irão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, que reúne os melhores estudantes de cada país na área.

Para se inscrever os interessados precisam comparecer ao Campus de Araruna e procurar o professor Vital Araújo. A inscrição gratuita também pode ser feita pela internet, através do email vitaloliveira@uepb.edu.br.

De acordo com o professor Raimundo Leidimar Bezerra, diretor do Campus VIII, a expectativa para a realização das provas é grande. Os alunos de Matemática são os mais ansiosos, visto que esperam fazer bonito nas provas e conquistar uma boa pontuação.

Olimpíada

A OBM, realizada desde 1979, visa estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de Matemática.

A OBM é uma competição coordenada pela Sociedade Brasileira de Matemática. É aberta a todos os estudantes dos ensinos fundamental (a partir do 6ª ano) e médio das escolas públicas e privadas do Brasil.

A competição é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e da Sociedade Brasileira de Matemática e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, da Academia Brasileira de Ciências e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática.

 

Fonte: Ascom/UEPB

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627