Campus avançado da UEPB no Serrotão atende mais de 100 detentos

Publicado em terça-feira, Fevereiro 17, 2015 ·

 (Foto: Abraão Morais/UEPB)
(Foto: Abraão Morais/UEPB)

Mais de 110 detentos, entre homens e mulheres, do Presídio do Serrotão em Campina Grande são alunos do Campus Avançado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instalado no local. Entre os projetos da universidade na penitenciária, estão cursos profissionalizantes, ensino fundamental, ensino supletivo e de atividades físicas. Atualmente, um grupo de leitura composto por detentos está escrevendo um livro.

De acordo com a UEPB, o campus foi criado em 2013 com a iniciativa de implementar atividades em nível de ensino, pesquisa e extensão. Em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado da Paraíba (Seap), o objetivo é ampliar o projeto de ressocialização.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Em um estudo feito pela UEPB no ano de 2012, foi detectado que 52 detentos eram analfabetos, 342 tinham o ensino fundamental incompleto, 24 o ensino médio incompleto, 13 tinham completado o ensino médio e apenas um tinha ensino superior completo. A partir desses dados, a universidade definiu como meta aumentar o nível de escolaridade dos apenados. Atualmente, mais de 80 homens e 30 mulheres são alunos do campus. Ao se tornarem estudantes, eles passam a ser chamados de reeducandos e são inseridos nos projetos.

Em parceria com o Sesi e Senac, são ofertados cursos profissionalizantes pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os reeducandos podem participar de cursos de informática, serigrafia, corte e costura, cabeleireiro, assentamento de cerâmica e garçom.

Ainda são oferecidos cursos de matemática, o Projovem Prisional, horas de atividades físicas, turmas de leituras e o Cineclube Fênix, que visa colocar o cinema como parte do dia-a-dia dos estudantes. Além das aulas, há também a inclusão do Núcleo de Atenção à Saúde Bucal na penitenciária feminina.

Reeducandos do Serrotão têm aulas de diversas discipinas (Foto: Abraão Morais/UEPB)Reeducandos do Serrotão têm aulas de diversas discipinas (Foto: Abraão Morais/UEPB)

O principal projeto no Campus é o Pró-Enem, que disponibiliza aulas de produção textual, literatura, gramática, química, física, matemática, espanhol, história, geografia e atualidades. As aulas são ministradas por alunos concluintes da UEPB. Nessa ação pedagógica, 32 reeducandos concluíram o ensino médio por meio de exames supletivos e o Enem. A partir do segundo semestre de 2015 será implantado o ensino médio no presídio.

Para a coordenadora do campus, a professora Aparecida Carneiro, a única forma de ressocializar detentos é por meio da educação. “A diminuição de delitos só acontece pela educação, como também a ressocialização de presos. A educação possibilita novas chances às pessoas. E, para mim, é uma satisfação enorme estar à frente deste projeto”, afirmou.

Um total de 45 reeducandos foram inscritos no Enem 2015. Entre eles, 18 não zeraram a redação e puderam ser inscritos no SISU. Segundo a Seap, os inscritos ficaram na lista de espera e estão sendo acompanhados, caso sejam aprovados.

A UEPB projeta incluir cursos superiores no Campus. As Pró-reitorias estão em discussão e a intenção é implementar primeiramente o curso de ciências agrárias e licenciaturas no modelo EAD (Educação à Distância).

Detentos escrevem livro (Foto: Abraão Morais/UEPB)Detentos escrevem livro em grupo de estudo
(Foto: Abraão Morais/UEPB)

Reeducandos escrevem livro no campus
Um dos produtos do projeto está para ser lançado. Intitulado “Mentes soltas, pensamentos livres”, o livro escrito pelos reeducandos vai ser publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (Eduepb).

Dez reeducandos estão no projeto e se reúnem duas vezes por semana com professoras para terem oficinas de orientação metodológica e redação textual. A intenção é escrever as memórias dos reeducandos antes da reclusão. A previsão de término do livro é para o segundo semestre de 2015.

 

G1

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627