Campinense comemora 98 anos de fundação nesta sexta-feira

Publicado em sexta-feira, abril 12, 2013 ·

campinenseA nação raposeira está em festa! É que nesta sexta-feira, dia 12 de Abril, o Campinense Clube comemora 98 anos de fundação. O tradicional clube de Campina Grande é o atual campeão da Copa do Nordeste – única equipe da Paraíba a conquistar esse título – e o segundo maior vencedor do Campeonato Paraibano, com 19 títulos estaduais.

Fundado em 1915, neste mesmo dia, o rubro-negro do Alto da Bela Vista já levou o nome da Paraíba às principais divisões do futebol brasileiro. Recentemente conseguiu a vaga de acesso e jogou a série “B” do Campeonato Brasileiro.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Para celebrar a data, a diretoria do Campinense promoverá uma missa de ação de graças no Centro de Treinamento do ‘Renatão’, na Bela Vista. Ao final dos treinamentos, na parte da tarde, membros da diretoria, comissão técnica e jogadores cortarão o bolo de aniversário da Raposa.

A página do Campinense Clube na internet publicou um artigo que retrata um breve histórico das glórias da Raposa. Confira abaixo:

Bom dia para você, “velho” Campinense Clube

Acorda você hoje “velho” Campinense Clube, com 98 anos de existência bem vividos, e com muitas epopeias a contar. Pareceu ontem, aquele 12 de abril de 1915 quando jovens bacharéis decidiram fundar uma sociedade dançante, semelhante a inúmeras que existiam Brasil afora. O objetivo era único: Promover o desenvolvimento cultural de uma urbe que já era intitulada “A Rainha da Borborema”. A elegância dos seus bailes era retratada na coluna Grand Mondeo do Diário da Borborema nos anos 1950, quando os que visitavam “A Rainha”, faziam questão de registrar o charme e o glamour de quem passeava pelos seus salões, clube aristocrático.

Ninguém pensou naquela ocasião que você “velho” Campinense Clube, cruzaria séculos, e teria como sua marca uma profunda capacidade de se adaptar aos novos tempos e se reinventar mudando os ventos da própria história. Como, por exemplo, em 1954 quando o futebol foi definitivamente introduzido em suas atividades.

É bem verdade que sob os olhares desconfiados de alguns sócios, mas com a ousadia do presidente Gilvan Barbosa, que com esse gesto revolucionava as linhas já escritas sobre o futebol nordestino. Que tempos eram aqueles onde você, “velho” Campinense Clube, tinha que treinar aos sábados para não prejudicar o trabalho dos seus atletas, mas mesmo assim conseguiu fazer sua primeira apresentação oficial enfrentando o Ferroviário no estádio da Liberdade em 1954, onde venceu pelo marcador de 3 x 2.

Seus feitos esportivos “velho” Campinense Clube, logo se espalharam e era difícil de acreditar senão vejamos: A esplêndida partida contra o Flamengo do Rio de Janeiro, que apesar de contar com três ou quatro nome da seleção nacional, não foi além de um empate em 2 x 2 com a Raposa da Paraíba; Empate em 0 x 0 com o Botafogo, também do Rio de Janeiro, quando Augusto praticou a maior defesa de sua vida; 15 de Outubro de 1961, a primeira vitória do nosso quadro profissional sobre o Treze, gol de Clovis aos 17 minutos do segundo tempo; A vitória sobre o Santa Cruz em Recife por 3 x 2; As goleadas sobre o Esporte Clube Bahia e Vitória, 4 x 2 e 6 x 1 respectivamente; A brilhante campanha da Taça Brasil, com o vice-campeonato do norte; Vice-campeonato do II Torneio Pernambuco-Paraíba; Seis campeonatos consecutivos, feito realizado apenas pelo Bahia no norte-nordeste. Lembrando que tais feitos foram conquistados apenas nos dez anos iniciais do departamento de futebol, quatro dos quais dedicados ao amadorismo. E tantas outras campanhas protagonizadas por você.

É bem verdade que momentos difíceis foram vividos, chegaram até a anunciar o encerramento de suas atividades, outros até comemoraram o que já era considerado como fato consumado. Fostes ainda motivo de ironia, já que levaram os seus bens materiais. Mas o que muitos esqueceram é que você “velho” Campinense Clube é detentor de uma sólida cultura clubista, composta pelas suas conquistas esportivas, que ao ser interpretada pelos populares como uma conquista de suas próprias vidas, faz de você esse gigante amado pelo povo. E como diria seu mais fiel intérprete, Joselito Lucena, quando tudo parecia perdido eis que você “velho” Campinense Clube ressurge das cinzas, conquista o Brasil com um futebol solidário, coreográfico e é coroado o “Rei do Nordeste”.

Parabéns a você “velho” Campinense Clube por mais um aniversário. Obrigada por fazer parte de nossas vidas, por nos emocionar com suas conquistas, por sua capacidade de superar cada dificuldade e nos fornecer uma lição de vida, por aproximar tantas famílias em torno dessa comunidade imaginada chamada “Nação Raposeira”, por fazer tantos filhos do Brasil se sentirem Campinenses de coração, por promover o nome dessa terra maravilhosa a todos os recantos do Brasil. Que Deus abençoe esse “velho” Campinense Clube em sua trajetória vitoriosa. Vida longa ao Rubro-Negro!

Ângelo Medeiros
WSCOM Online

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627