Câmara comemora Dia da Imprensa em sessão especial

Publicado em quinta-feira, junho 2, 2011 ·

cm-dia-daimprensaA Câmara Municipal de Campina Grande realizou sessão especial para comemorar o Dia da Imprensa atendendo propositura do presidente do Poder Legislativo, vereador Nelson Gomes Filho. O evento contou com a presença de jornalista, representantes das entidades entre eles o presidente da ACI, Eliomar Gouveia; o vice presidente da API, Fernando Soares; a editora do jornal a União Beth Torres; a superintendente da Rádio Tabajara, Maria Eduarda e o jornalista Anchieta Araújo que fez a palestra de abertura do evento.

O presidente Nelson Gomes Filho ressaltou ao saudar os profissionais de imprensa que a mesa diretora da atual Legislatura estar dotando a Câmara Municipal de Campina Grande com as condições ideais para o desenvolvimento das atividades dos integrantes da imprensa na casa. “Se ainda não fizemos o máximo de nossas pretensões aos poucos vamos caminhando ouvindo os jornalistas e radialistas que cobrem esta instituição” acrescentou.

Lembrou na oportunidade que até 1999, essa data era comemorada no dia 10 de setembro, quando começou a circular no país o jornal a gazeta do rio de janeiro em 1808, sob a proteção do governo de D. João VI publicação com um forte viés oficial. Tal celebração foi alterada com a lei 9831/99, que definiu a data oficial da Imprensa Brasileira no dia 1º de junho, data do primeiro número do Correio Brasiliense, jornal editado pelo brasileiro Hipólito José da Costa em Londres também em 1808.

Anunciou a formação do Comitê de Imprensa Wiliam Ramos Tejo que vai funcionar na área destinada aos veículos de comunicação da Casa. Por fim reafirmou o seu compromisso com liberdade de imprensa, com a democracia e apoio no sentido facilitar ao máximo os trabalhos da imprensa na cobertura das atividades e ações da Câmara Municipal de Campina.

Já o jornalista Anchieta Araujo destacou o papel do jornalista como formador de opinião pública ressaltando que a mídia evoluiu tecnologicamente e com isso evidencia a informação chegando a todos os recantos via internet. O palestrante ressaltou que os meios de comunicação funciona como reflexo da sociedade da realidade diária. Anchieta ainda conclamou os profissionais para a defesa do diploma para o exercício da profissão do jornalista.

O radialista Arquimedes de Castro ressaltou que a imprensa é dos sustentáculos da ordem e do progresso e que não existe democracia sem uma imprensa livre. Já o presidente da ACI, Eliomar Gouveia disse que o jornalista exerce um papel fundamental na sociedade.

O vereador Fernando Carvalho também saudou os profissionais de imprensa e destacou o Projeto de Lei de sua autoria tornando obrigatório o diploma para o jornalista exercer a função dentro dos órgãos públicos no município de Campina Grande. Também ressaltou o papel da imprensa no mundo, o vereador Olimpio Oliveira.

Redação iParaíba

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627