CAIÇARA-PB: 2ª Dose da vacina contra HPV terá início na quarta (10)

Publicado em quinta-feira, setembro 4, 2014 ·

 

HPVA Secretaria de Saúde do município de Caiçara, informou esta semana que o cronograma de vacinação da 2ª dose de vacina contra a HPV, terá início na próxima quarta-feira, 10 de setembro. O alvo são meninas entre 11 e 13 anos.

 

Em todo o Brasil, a campanha começou no dia 01 de setembro, em Caiçara o atraso se deve a necessidade de aguardar o intervalo de seis meses entre a 1ª e a 2ª dose, já que a primeira dose da vacina começou a ser aplicada no dia 10 de março.

 

A vacina é composta de três doses – a primeira foi realizada no último mês de março; a segunda deve ocorrer seis meses após a primeira e a última deve ser aplicada cinco anos após a primeira. Além da segunda dose, adolescentes que tenham completado 11 anos após o primeiro ciclo da vacina ou ainda não tenham se imunizado, poderão começar o esquema vacinal.

Para ser vacinada, a adolescente terá duas possibilidades: a vacinação programada em escolas ou comparecer à unidade de saúde mais próxima de casa, em ambas é necessária a apresentação da caderneta de vacinação.

Até 2016, o objetivo do ministério é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país.

Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados a Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.

Veja o Cronograma;

 

Dia 10 – Escola M.E.F. João Alves de Carvalho, nos turnos manhã e tarde.

Dia 11 – Escola. E.E.F. João Soares, nos turnos manhã e tarde.

Dia 15 – Escola. M.E.F. Maria Eudésia A. de Carvalho, nos turnos manhã e tarde.

Dia 15 – Escola E.E.F.M. Maria Gertrudes Neves, nos turnos manhã e tarde

Dia 15 – ZONA RURAL – Nos turnos manhã e tarde.

Informações, na Secretaria de Saúde do município.

 

AsCom-Prefeitura de Caiçara-PB

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627