Em Bananeiras “Município tem cumprido com sua parte no garantia safra.” Garante responsável pela EMATER

Publicado em quinta-feira, outubro 2, 2014 ·

safraO Extensionista Rural da Emater em Bananeiras, Neco da Emater, esclareceu esta semana o que é o seguro garantia-safra e como o agricultor recebe este benefício. Segundo o funcionário o Programa Garantia-Safra é um seguro para agricultores familiares com renda familiar mensal igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo que vivem na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e que garante uma renda mínima às famílias que perderam sua safra, por problemas climáticos. “O programa só é executado quando constatada a perda igual ou superior a 50% da safra no município.” Informou.

 

Neco explicou que os recursos para o pagamento do benefício são constituídos das contribuições dos próprios agricultores (taxa de adesão), dos municípios, dos estados e da União. O município de Bananeiras, no brejo Paraibano, conforme informações da CAIXA, que administra o programa desde 2003, cumpriu o pagamento da sua taxa de adesão – aportes – ao fundo garantia-safra, equivalente a R$ 5.475,75 (cinco mil, quatrocentos e setenta e cinco reais e setenta e cinco centavos). Os pagamentos ocorreram de 30 de Março a 30 de agosto/2013, com parcelas mensais.

 

Neco esclareceu que os agricultores de Bananeiras não receberam o benefício em virtude do laudo de vistoria do IBGE e do INMETRO, que apontou, segundo a amostra feita, que não houve perca igual ou superior a 50%. O IBGE disse que houve produção na safra 2012/2013, já o INMETRO disse que houve chuva suficiente para que os produtores produzissem. Porém os laudos da EMATER foram favoráveis ao agricultor, mas foram distorcidos pelos demais órgãos. “Os aportes do município foram pagos.” Reafirmou.

 

CODECOM-Prefeitura de Bananeiras/PB

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627