Bananeiras – Abertura do Festival dos Sons e Sabores do Brejo acontece nesta sexta-feira

Publicado em quinta-feira, outubro 17, 2013 ·

bananeirasGastronomia e cultura regional se unem durante o 1º Festival dos Sons e Sabores que começa a partir do dia 18 de outubro na cidade de Bananeiras e em seguida segue para as regiões de Alagoa Grande, Areia, Guarabira, Solânea, Serraria, Remígio e Pilões. O evento acontece durante os fins de semana até o dia 15 de dezembro.

“Após o sucesso de público durante o Caminhos do Frio 2013, nós vamos ser palco de mais uma iniciativa que movimentará o turismo em Bananeiras e nas demais regiões do Brejo paraibano. Nós temos um potencial incrível para o turismo durante o ano inteiro e projetos como o Festival dos Sons e Sabores do Brejo são de grande importância para os moradores da região e para os turistas”, disse Mirian Trindade, secretária de Cultura e Turismo de Bananeiras.

De acordo com Regina Amorim, gestora do Sebrae-PB, a proposta inovadora conta com um roteiro que prestigia a culinária e os artistas locais. Para o público, em especial para os empreendedores, são oferecidas oficinas gratuitas de gastronomia. Em Bananeiras, estão previstas oficinas de wrap (com o Fina Fatia), pizza (Pizzaria Arte da Pizza) e coxinha (Oficina da Coxinha). “Existe a possibilidade de novos empreendimentos surgirem na região após as oficinas. As aulas podem gerar interesse em pessoas dispostas em investir na cidade”, esclareceu Regina sobre a importância do festival para economia local.

O público também vai poder participar das oficinas de confecção de tambor, percussão e fotografia. Dentro da programação estão previstos shows e apresentações culturais nas praças da cidade, Caminhada Gastronômica pelos restaurantes e visitas à Feira Gastronômica, que abriga comerciantes informais e suas iguarias deliciosas como peteca de banana, cocadas e muito mais. Atividades esportivas também fazem parte do evento com trilha de bike e cavalgada.

“Nós esperamos que de 18 de outubro a 15 de dezembro circule 8 mil pessoas na região do Brejo e que a iniciativa injete R$ 800 mil na economia local. Esperamos que o Brejo de forma integrada gere um fluxo turístico que valorize a cultura local”, disse Regina Amorim, do Sebrae-PB.

No fim de semana do Dia de Finados (2 de novembro) haverá uma pausa no Festival de Sons e Sabores do Brejo que retorna no fim de semana seguinte.

“É uma alegria ver a cidade crescendo da melhor forma possível, que é valorizando nossa cultura. Vai ser um prazer apresentar aos visitantes nossa culinária, atrações turísticas e ainda tradições culturais. Além de todos esses fatores positivos, o festival une cada vez mais as cidades do Brejo”, esclareceu o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena.

Antes do Festival dos Sons e Sabores do Brejo começar, o Sebrae-PB ofereceu capacitação para os setores ligados diretamente com o atendimento ao cliente. Em Bananeiras, os comerciantes e empreendedores assistiram às aulas de atendimento ao cliente, aperfeiçoamento de garçom e manipulação de alimento. “A capacitação é uma parceria entre o Sebrae-PB e a Prefeitura de Bananeiras. O objetivo dos cursos é exatamente melhorar a qualidade dos serviço oferecidos no município para receber bem o turista”, explicou Regina Amorim, gestora do Sebrae-PB.

O projeto é uma parceria entre as prefeituras do Brejo, Sebrae-PB, Fórum de Turismo do Brejo, Governo da Paraíba, PB Tur e iniciativa privada.

I Paraíba

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627