Artesãos paraibanos estão entre os 100 melhores do país

Publicado em terça-feira, junho 5, 2012 ·

 

Quatro unidades paraibanas foram escolhidas para compor a lista TOP 100 de Artesanato. Premiação do Sebrae será realizada em setembro

A Paraíba tem quatro das 100 melhores unidades produtivas de artesanato do Brasil. A Associação dos Artesãos de Monteiro (Monteiro), Natural Fashion (Campina Grande), Desfiar – Labirinto (Riachão do Bacamarte) e  a Cooperativa das Bordadeiras de Alagoa Nova (Alagoa Nova) fazem parte da lista dos artesãos, cooperativas e associações que receberão, em setembro, o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato.

Em todo o país, foram mais de 1,8 mil inscritos. Deste total, 100 unidades foram escolhidas para compor o TOP 100. Nesta edição da premiação, a Paraíba contou com 90 inscrições, oito foram para etapa final da premiação e quatro foram campeãs. “De fato, esse resultado era esperado. O TOP 100 se diferencia de outros prêmios por avaliar a gestão do negócio, o empreendedorismo dos artesãos. As quatro unidades vencedoras apresentam um bom nível de gestão do artesanato”, disse a gestora estadual de artesanato do Sebrae Paraíba, Verônica Ribeiro.

Ela destacou que a cada edição os critérios de seleção ficam mais rigorosos e os interessados em participar da premiação precisam ficar atentos principalmente ao modelo do negócio. “Todo o país reconhece o potencial do artesanato paraibano, mas o TOP 100 está mais focado no processo de gestão, no artesanato realmente como fonte de renda principal”, ressaltou.

O TOP 100 de Artesanato leva em conta outros elementos da cadeia de produção e comercialização do artesanato, além da qualidade estética e do valor cultural. Entre os critérios considerados estão requisitos como inovação dos produtos, adequação econômica e ambiental, qualidade e responsabilidade social.

As 100 unidades vencedoras da premiação terão seus trabalhos expostos na 23ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte, em novembro. Como reconhecimento pela vitória, os escolhidos utilizarão o selo TOP 100 em seus produtos.

Experiência paraibana

Nas duas últimas edições, a Paraíba ganhou destaque incluindo artesãos na lista das 100 atividades artesanais do país com capacidade produtiva aliada à identidade cultural. Uma das unidades já premiadas é a Associação de Artesãs de São João do Tigre, que confecciona peças de Renda Renascença, na região do Cariri. Tradicionalmente feitas em tecido branco, com grande riqueza de detalhes entre e a linha e o lacê, a renda renascença agora passou a ser feita também nas cores pretas, marrom café, laranja e azul marinho.

Assessoria de Imprensa para o Focando a Notícia

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627