Areia: berço da cultura na Paraíba cria a sua academia de letras

Publicado em terça-feira, novembro 1, 2011 ·



areia1A tarde do ultimo sábado 28, foi uma tarde importantíssima para a Historia da mais importante cidade do brejo paraibano, farol da cultura no estado da Paraíba e Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, a cidade de Areia, berço de tantos filhos ilustre desse estado e do Brasil, que criou a sua Academia de Letras, resgatando toda uma divida com seus antepassados e já projetando o futuro.

Segundo a Secretária de Cultura do Município de Areia, a Escritora Janaina Azevedo, a idéia de criação da Academia de Letras de Areia, surgiu de uma conversa como Secretario de Agricultura do município, o Engenheiro Agrônomo Irisvaldo Nascimento e que encontrou no prefeito Elson da Cunha Lima Filho, um grande entusiasta. Segundo a secretaria, a criação da Academia de Letras de Areia muito se deve ao apoio do prefeito Elsinho, que desde que foi comunicado da intenção de se criar essa Academia, passou a nos cobra agilidade, para que a mesma viesse a ser beneficiada como o subsidio cultural criado pela administração “Compromisso com o Povo” e que beneficia diversos grupos culturais no município, fazendo do prefeito Elsinho um gestor incentivador e amigo da cultural

Ainda a segundo a Secretária de Cultura de Areia, “Uma Academia em Areia, nesse momento, irá cumprir o papel de, além de preservar e cultuar a memória intelectual da cidade irá agrupar as pessoas que produzem literatura hoje e servir de elo entre a atual geração e as obras dos autores do passado. Nosso desejo é o de que a Casa de Horácio de Almeida seja a casa de todos aqueles areienses e paraibanos cujo sentimento de amor pelo saber, pela arte, pela tradição e, principalmente, pela renovação da tradição. No mais, pode ser uma tentativa de desmistificar o prognóstico do próprio Horácio de Almeida de que Areia é uma cidade que caiu numa decadência cultural e vive a nostalgia dos dias gloriosos”.

O modelo a ser seguido pela Academia de Letras de Areia, será o modelo tradicional, mas terá seu grande diferencial, pelo fato de somente incluir em suas listas de Patronos, Artistas e Intelectuais que nasceram em Areia ou mesmo que escreveram obras sobre a cidade a principal cidade brejeira. Outro diferencial observado na Academia de Letras de Areia é a homenagem que também esta sendo feita, a artistas que morreram recentemente e que também contribuíram para que a cidade não deixasse morre a sua importância cultural.

A Academia de Letras de Areia terá como função, cuidar da memória do povo areiense e paraibano, reunir a produção literária e cientifica produzida sobre a cidade. No caso da Academia de Letras de Areia, todas as representações da sociedade areiense estão sendo agraciados, professores, literatos, ativistas culturais e gestores.
“Creio que nossa Academia deve assumir uma postura didática, de manter o diálogo constante com as escolas, com os novos autores e artistas. O novo momento de instituições como a Academia deve ser de ‘ir até o povo’, sob pena de se tornar inoperante. Os nomes que estão à frente nessa iniciativa são pessoas que têm o propósito de trabalhar em nome da literatura, da memória e da cultura” disse Janaina Azevedo.

No inicio de suas atividades, a Academia de Letras de Areia tem como objetivo de criar e manter uma biblioteca da Academia e a deixar a disposição da sociedade; publicar, expor e incentivar a publicação de obras literárias, artística e outras que venham promover o crescimento cultural da cidade, através de recursos próprios ou de terceiros; publicar edições importantes para a cidade como a edição já esgotada, da obra, O Brejo de Areia, de Horácio de Almeida; reunir em seu acervo todas as publicações de monografias e dissertações produzidas por areienses sobre a cidade e seus valores culturais; promover festivais, conferências, palestras, recitais, exposições e outras atividades culturais.

A secretária de cultura de Areia, Janaina Azevedo, fez questão de agradecer ao prefeito Elsinho, por todo o apoio dado para a criação da Academia de Letras de Areia, outros imortais também agradeceram ao gestor o importante apoio dado a todos que fazem cultura no município, foi com a chegada de Elsinho a prefeitura, que muitos artistas da terra, tiveram oportunidade de lançar suas obras, expor suas esculturas e gravar os seus CDs e DVDs. Artistas que a muito tempo estavam longe da cidade de Areia, a exemplo dos artista plástico Severino dos Ramos que esta radicado em São Paulo a mais de vinte anos e o professor Aderaldo Luciano que trabalha com a literatura de cordel. Nesse ano, mais uma vez a prefeitura de Areia, foi parceira na realização com bastante êxito da Rota Cultural “Caminhos do Frio” e ocorreu o retorno do Festival de Artes de Areia, eventos realizado pelo Fórum de Turismo Sustentável do Brejo e pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura municipal.

A Academia de Letras de Areia, já nasce contando com o apoio financeiro da prefeitura municipal de Areia, em janeiro data em que a prefeito enviará projeto a Câmara Municipal aumentando de R$ 500 para R$ 1 mil , a subvenção dos grupos culturais do município, já incluirá no projeto o beneficio para a Academia de Letras de Areia .

Nelson Almeida para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627