Após queda, Lugo reúne aliados em gabinete paralelo

Publicado em segunda-feira, junho 25, 2012 ·

O ex-presidente Fernando Lugo se reuniu nesta segunda-feira com uma dezena de antigos ministros e colaboradores, num encontro do chamado “gabinete de restauração democrática”.

Ex-titulares de Ministérios e Secretarias, a exemplo das Relações Exteriores, Saúde, Economia, Obras Públicas e Informação, atenderam ao convite na sede do Partido Solidário, uma das legendas da frente de esquerda que apoiava a gestão de Lugo.

O chefe de Gabinete do ex-presidente, Miguel López Perito, disse aos jornalistas no local que a intenção do encontro era que “aqueles que usurparam o poder o restituam aos legítimos ocupantes”.

Jorge Adorno/Reuters
O ex-presidente paraguaio Fernando Lugo se reuniu com seus antigos ministros no centro de Assunção
O ex-presidente paraguaio Fernando Lugo se reuniu com seus antigos ministros no centro de Assunção

Em paralelo, o novo presidente do país, Federico Franco, reuniu-se hoje no Palácio do Governo com os diretores das principais companhias petrolíferas presentes no Paraguai, após o anúncio da Venezuela de um corte no fornecimento de combustível. Pouco depois, estava previsto o juramento e posse dos novos ministros do governo interino.

O ex-bispo foi destituído do poder na sexta-feira passada em um processo parlamentar por “mau desempenho de suas funções”.

A rapidez do julgamento político –cerca de 30 horas entre a abertura do processo e a destituição- mereceu críticas dos países vizinhos, que encetam esforços para isolar politicamente o Paraguai.

Movimentos sociais também começaram agitar as primeiras manifestações contra a queda de Lugo, enquanto o novo governo dá os primeiros passos para reestabelecer o Executivo e refazer “as pontes” com os vizinhos.

Folha.com

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627