Após fuga de senador boliviano, Patriota deixa o ministério

Publicado em terça-feira, agosto 27, 2013 ·

antonio petriotaO ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, deixou o cargo nesta segunda-feira 26. A informação foi divulgada no início da noite pelo site do jornal Folha de S.Paulo.

A demissão acontece menos de 24 horas após o diplomata brasileiro Eduardo Saboia patrocinar a fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina de seu país. Opositor do governo Evo Morales e condenado pela Justiça local a um ano de prisão por corrupção, ele estava havia mais de um ano asilado na embaixada brasileira em La Paz. O Brasil, oficialmente, era contra a concessão do asilo político ao senador.

De acordo com a reportagem, Dilma ficou irritada com a atuação de funcionários da embaixada do Brasil na Bolívia no episódio. A versão oficial do governo é que a presidenta não autorizou nem sabia da operação para retirar Molina do país.

Em nota curta, o Itamaraty informou que a presidenta aceitou o pedido de demissão do ministro e indicou o representante do Brasil na ONU, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo, para ser o novo ministro das Relações Exteriores. Ele já está a caminho do Brasil para assumir o posto, enquanto Patriota aceitou a indicação, feita pela presidenta, para assumir o cargo em Nova York.

 

  carta capital Com informações de Eduardo Graça

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627